Abertura do post sobre como escolher lava e seca: Máquinas em exposição em loja

Como escolher Lava e Seca? Veja 6 dicas para não errar na hora da compra!

Você sabe como escolher lava e seca? Na correria do dia a dia, encontrar maneiras de economizar tempo e facilitar as tarefas domésticas é essencial. Uma das inovações que tem ganhado cada vez mais espaço nas casas é a máquina lava e seca.

Com a capacidade de lavar e secar roupas em um único equipamento, ela oferece praticidade e versatilidade. No entanto, escolher o aparelho ideal pode ser um desafio. Por isso, selecionamos 6 dicas infalíveis para ajudar você a fazer a melhor escolha possível.

Veja também: Nós fizemos a review das máquinas de lavar e secar mais indicadas para você comprar!

Conheça 6 dicas valiosas na hora de escolher uma Lava e Seca!

1 – Considere a capacidade adequada

O primeiro ponto a ser considerado na escolha de uma lava e seca é a capacidade do eletrodoméstico. É fundamental escolher um modelo que atenda às suas necessidades de lavagem, levando em conta o tamanho da sua família e a quantidade de roupas que você costuma lavar.

Geralmente, esse tipo de aparelho varia com uma capacidade de 7 a 15 kg. Para quem mora sozinho ou tem uma família de até três pessoas, o modelo entre 7 e 10 kg é o ideal. Já no caso das famílias grandes, com mais de três indivíduos, as versões a partir de 10 kg é o recomendado.

Outro aspecto importante que deve ser considerado envolvendo a capacidade do produto é a lavagem da roupa de cama. Se a resposta é sim, escolha um aparelho com capacidade maior. Isso porque as peças de cama costumam ser mais pesadas.

2 – Confira as medidas do local de instalação

Além de considerar a capacidade da máquina lava e seca, é necessário conferir também se a sua lavanderia tem espaço o suficiente para comportar o aparelho. Por isso, antes de escolher qual modelo será comprado, lembre-se de medir a área da lavanderia que você pretende abrigar o produto.

Já com as medidas em mãos, compare a superfície com o tamanho da máquina, levando em conta profundidade, comprimento e altura. Assim, você consegue evitar a compra de um equipamento que não cabe no local.

3 – Verifique as funções disponíveis

As máquinas lava e seca contam com diversas funções modernas que têm como objetivo economizar energia elétrica, além de facilitar sua vida.

Por isso, verifique quais são as principais funções que o aparelho oferece e se elas estão de acordo com suas necessidades. Existem modelos que têm função inteligente, por exemplo, calculando automaticamente o peso das roupas e ajustando o tempo de funcionamento, evitando desperdícios.

Já outros, têm função lavagem rápida, molho em água com amaciante, lavagem com água quente, tira manchas, esterilização e lavagem a seco, que é perfeito para roupas escuras, impedindo desbotamentos.

4 – Confira os programas da lava e seca

Outro aspecto importante que você deve conferir são os programas disponibilizados pela máquina. O aparelho oferece ciclos básicos de lavagem, entre outros específicos para roupas delicadas, por exemplo.

O ideal é considerar o tipo de roupa que você costuma lavar mais. Peças mais delicadas ou tecidos mais pesados. Dessa forma, fica mais fácil escolher a lava e seca, optando pela máquina que oferece o programa que você mais usa.

Além disso, é interessante adquirir um eletrodoméstico que permite personalizar esses programas. Imagine que você queira fazer um enxágue a mais em uma lavagem. Nesse caso, é importante que o aparelho ofereça a opção de incluir o enxágue, personalizando o processo de lavagem. 

5 – Pesquise sobre a marca e a confiabilidade

Faça uma pesquisa detalhada sobre as marcas disponíveis no mercado. Verifique a reputação e a história de cada um, bem como sua presença no segmento. Marcas renomadas tendem a ter uma maior confiabilidade devido à sua experiência e qualidade de fabricação ao longo do tempo. 

Procure por avaliações e opiniões de clientes sobre os modelos e marcas que você está considerando. Sites especializados, fóruns de consumidores e redes sociais podem ser ótimas fontes de feedback. Preste atenção nos comentários sobre a confiabilidade do produto, a satisfação do cliente e a qualidade do atendimento ao cliente.

Uma ótima dica é consultar especialistas em eletrodomésticos ou profissionais do setor, como técnicos de manutenção ou vendedores, para obter suas recomendações. Eles podem fornecer informações valiosas com base em sua experiência e conhecimento técnico.

6 – Escolha um produto econômico

Por fim, é importante optar por uma lava e seca econômica. Para isso, basta verificar se a máquina tem selo Procel de Economia de Energia. Ele indica que o produto tem uma melhor eficiência energética, fazendo a lavagem da roupa sem consumir tanta eletricidade.

Outro detalhe que possibilita saber se a máquina é econômica é conferir se o motor é inverter. Se trata de uma das tecnologias mais modernas e em alta hoje em dia. O motor inverter evita a rotação desnecessária do tambor. Com isso, consome menos energia, mas mantém a eficiência da lavagem.

Perguntas Frequentes sobre como escolher lava e seca

O que não pode ser lavado na lava e seca?

Roupas de lã ou cashmere, roupas de seda e itens de couro ou camurça. Esses tecidos são delicados e sensíveis à água, calor e movimento, resultando em encolhimento, deformações ou danos permanentes. 

Além disso, peças com detalhes sensíveis, como bordados, pedrarias ou enfeites colados, também devem ser lavadas separadamente ou à mão para evitar que se soltem ou sejam danificadas durante o ciclo de lavagem.

Pode secar edredom na lava e seca?

Sim, é possível secar edredons na máquina lava e seca, mas é importante verificar as especificações do fabricante e as recomendações de cuidado presentes na etiqueta do edredom em questão. 

Além disso, confira a capacidade da máquina para garantir que ela possa acomodar adequadamente o edredom. Se o aparelho tiver espaço para 10 kg ou mais, é possível lavar o edredom de casal. Já se a capacidade for de 14 kg ou mais, você consegue lavar os edredons king e queen.

Conclusão

Saber como escolher lava e seca corretamente pode trazer muito mais praticidade e economia para o seu dia a dia. 

Lembre-se de fazer uma boa pesquisa e analisar os diferentes modelos disponíveis no mercado. Dessa forma, você conseguirá atender às suas necessidades e da sua família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *