Abertura do post sobre como funciona o ar condicionado portátil: AC instalado em janela de sala

Entenda como funciona o Ar Condicionado Portátil!

Entender como funciona o Ar-Condicionado portátil é fundamental para quem pretende adquirir esse equipamento. Afinal, ele tem algumas características diferentes dos modelos que vemos comumente nas casas, escritórios e demais estabelecimentos.

Neste artigo, mostraremos as principais características desse equipamento. Ao final da leitura, você terá informações concretas para decidir se esse equipamento é para você ou não. Confira!

Veja também: O Guia do Eletro fez o review dos melhores condicionadores de ar portáteis!

Como funciona o Ar-Condicionado portátil?

O Ar-condicionado portátil funciona seguindo o mesmo princípio básico de refrigeração que os modelos tradicionais. Porém, eles têm um design mais compacto e adaptado para facilitar a mobilidade. O funcionamento ocorre dessa forma:

Captação do ar

O ar-condicionado portátil possui um ventilador que capta o ar quente da área externa. Esse ar é direcionado para o interior do aparelho, onde o processo de resfriamento ocorrerá.

Um ponto importante sobre a captura do ar é a proximidade da janela. O tubo de captação do ar deve ser instalado em uma janela. Os equipamentos, geralmente, acompanham os itens necessários para fazer a fixação do tubo na janela.

Contudo, dependendo do modelo da janela será preciso abrir um buraco para inserir essa tubulação de captação do ar externo.

Refrigeração

Dentro do ar-condicionado portátil, encontramos um compressor. A função do compressor é comprimir o gás refrigerante presente no sistema. Ao ser comprimido, o gás aumenta sua pressão e temperatura.

Esse processo de refrigeração gera água, assim como os modelos tradicionais. Cada aparelho tem formas diferentes de eliminação desse líquido. Geralmente, a água é armazenada no próprio equipamento e a drenagem é feita de forma manual.

Transferência de calor

O gás refrigerante, agora em alta pressão e temperatura, é enviado para o condensador. O condensador é um componente externo ao aparelho, geralmente localizado na parte traseira.

No condensador, o gás libera calor para o ambiente externo, resfriando-se e transformando-se em líquido.

Expansão do gás refrigerante

Após a etapa de condensação, o líquido refrigerante de baixa pressão passa pelo evaporador, que é uma serpentina localizada no interior do ar-condicionado portátil.

Nesse ponto, ocorre a expansão do líquido refrigerante, o que faz com que ele volte ao estado gasoso. Durante esse processo, o líquido retira o calor do ar ambiente, resfriando-o.

Na teoria, o tempo de duração do gás refrigerante é indeterminado. O ideal é que ele seja suficiente para atender a toda demanda de refrigeração durante a vida útil do equipamento. Mas, podem existir vazamentos que demanda sua reposição.

Ventilação

O ar resfriado é então liberado de volta para o ambiente por meio de um ventilador. Esse fluxo contínuo de ar resfriado ajuda a reduzir a temperatura do ambiente em que o ar-condicionado portátil está sendo utilizado.

Remoção da umidade

Além de resfriar o ar, o ar-condicionado portátil também ajuda a reduzir a umidade do ambiente.

Durante o processo de resfriamento, a umidade presente no ar condensa-se na serpentina do evaporador e é drenada por meio de um sistema de escoamento.

Reciclagem do ciclo

O ciclo de refrigeração continua repetindo-se, mantendo o ar ambiente resfriado e proporcionando conforto térmico.

Assim como os modelos tradicionais, o Ar-condicionado portátil também desliga o sistema quando a temperatura programada é atingida.

Como o Ar-Condicionado portátil é construído?

Antes de entender como funciona o Ar-condicionado portátil precisamos mostrar como ele é construído. Embora possa haver variações entre diferentes modelos e fabricantes, aqui estão os componentes e características básicas encontrados na maioria:

  • gabinete: que é a estrutura externa do ar-condicionado portátil;
  • ventilador;
  • serpentina do evaporador;
  • compressor;
  • condensador;
  • filtro de ar;
  • unidade de controle e;
  • tubos de exaustão.

Além desses componentes principais, o Ar-condicionado portátil também pode incluir recursos adicionais, como temporizadores, modos de economia de energia e controle remoto.

É importante lembrar que cada modelo de ar-condicionado portátil pode ter variações em seu design e especificações. Portanto, é sempre recomendado consultar o manual do fabricante para obter informações específicas sobre o modelo que você possui ou deseja adquirir.

Conclusão

Por fim, o Ar-condicionado portátil é um equipamento que pode ser muito interessante para alguns perfis de usuários. 

Principalmente, para quem deseja transportar o equipamento para outros ambientes da casa. Bem como, para aqueles que não podem furar a parede.

Perguntas Frequentes sobre como funciona o Ar Condicionado Portátil

Quanto tempo o Ar-Condicionado portátil pode ficar ligado?

O Ar-Condicionado portátil pode ficar ligado durante as 24 horas do dia. Apesar de praticamente ninguém desejar fazer isso.
Esse equipamento não precisa de tempo de descanso. Seu sistema é projetado para funcionar muitas horas ao longo do dia.

Quais as desvantagens do Ar-Condicionado portátil?

Entre as desvantagens do Ar-Condicionado portátil nós podemos mencionar: o peso, barulho e ruído gerado pelo sistema e rendimento menor, comparado com os modelos tradicionais.
Contudo, mesmo assim esse equipamento é uma solução excelente para quem não pode quebrar a parede ou deseja levar o equipamento para outros locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *