Abertura do post sobre como limpar máquina de lavar: Mão vestida com luva limpando porta de lavadora.

Aprenda como limpar Máquina de Lavar em 6 passos simples!

Saber como limpar máquina de lavar é essencial para garantir um bom tempo de vida útil do equipamento, bem como a qualidade na limpeza de suas roupas. Pensando nisso, resolvemos elaborar este conteúdo.

Nele, mostraremos 6 passos essenciais para limpar a sua máquina de lavar. Além disso, apresentaremos algumas dicas para manter ela limpa por mais tempo. Continue lendo!

Veja também: Nós analisamos as melhores lavadoras de roupas da atualidade! Confira nosso review aqui!

Os melhores vídeos ensinando como limpar máquina de lavar!

Ou clique aqui para ir direto ao passo a passo escrito!

Como limpar Máquina de Lavar de maneira simples:

Como limpar o filtro da Máquina de Lavar:

Como tirar o mofo da Máquina de Lavar:

Como limpar a máquina de lavar? Veja os 6 passos simples!

1. Separe os produtos e soluções necessários

A limpeza da máquina de lavar dependerá de alguns produtos e soluções. Inicialmente, você precisará de um pano úmido. Além disso, também é fundamental ter um detergente suave e neutro. 

Além disso, também é preciso ter uma solução de água e vinagre branco. Encha a máquina de lavar até a metade com água quente e adicione uma xícara de vinagre branco. Mas, ela será utilizada apenas para limpeza na parte interna.

2. Limpe a parte externa

Comece a limpeza da máquina de lavar pela parte externa. Use um pano úmido e um detergente suave para higienizar a superfície.

Remova qualquer sujeira, manchas ou resíduos de produtos de limpeza. Não se esqueça de secar bem a máquina após a limpeza.

3. Limpe o interior do tambor

Limpar o interior da máquina de lavar é o ponto mais importante. Principalmente, o tambor. Nesse caso, utilizaremos a solução de vinagre branco e água quente.

Em seguida, deixe a máquina fazer um ciclo completo, sem roupas. Isso ajudará a remover depósitos de sabão, resíduos e odores indesejados.

4. Limpe o compartimento de sabão e amaciante

Após limpar o tambor, é preciso continuar com a limpeza dos elementos internos. Um deles, é o compartimento de sabão e amaciante. Essa parte costuma acumular resíduos desses produtos, que podem gerar um cheiro desagradável com o passar do tempo.

Sendo assim, remova o compartimento de sabão e amaciante da máquina e lave-o em água corrente. Use uma escova de dentes velha para esfregar as partes de difícil acesso. Certifique-se de remover todos os resíduos de sabão ou amaciante acumulados.

Outro ponto importante sobre a limpeza do compartimento de sabão e amaciante é garantir que eles sejam dispensados regularmente. Evitando o desperdício desses produtos essenciais para a lavagem das roupas.

5. Limpe as borrachas e vedações

As borrachas e vedações ao redor da porta da máquina de lavar também podem acumular sujeira, resíduos de sabão e mofo ao longo do tempo.

Limpe-as cuidadosamente com a mesma solução de água morna e detergente suave ou vinagre branco. Use uma escova ou pano macio para remover todos os resíduos.

Quando existe sujeira em excesso nas borrachas e vedações é possível que a sua máquina de lavar tenha vazamentos de água durante o ciclo. Podendo, inclusive, atingir a parte elétrica do equipamento. Gerando riscos grandes de curto-circuito.

6. Execute um ciclo de enxágue

Após todos esses processos de limpeza, execute um ciclo de enxágue com água quente para garantir que não haja resíduos de vinagre ou produtos de limpeza na máquina.

Isso ajudará a evitar cheiros indesejados nas próximas lavagens. Além disso, essa última etapa garantirá que todos os produtos utilizados durante o processo sejam removidos. Assim, evitando que o cheiro deles peguem nas roupas.

Como manter a máquina de lavar limpa por mais tempo? Veja as dicas!

Além de seguir o passo a passo para limpeza geral da sua máquina de lavar, também é importante adotar algumas medidas que ela fique limpa por mais tempo. Assim, você pode:

  • limpar o compartimento de sabão após cada lavagem;
  • deixar os compartimentos de sabão e amaciante abertos quando não estiverem em uso, garantindo a circulação de ar;
  • remover as roupas imediatamente após a lavagem;
  • usar as quantidades adequadas de sabão em pó;
  • evitar o uso excessivo de amaciante, tendo em vista que o produto pode ficar impregnado no tambor, gerando o cheiro ruim.

Ao fazer isso, você manterá a sua máquina de lavar limpa por mais tempo. Assim, reduzindo a frequência do processo de limpeza geral.

Perguntas Frequentes sobre como limpar máquina de lavar!

Como limpar o filtro da máquina de lavar

Primeiro, extraia o bloco de fiapos. Em seguida, basta passar uma escova levemente umedecida na tela para remover toda sujeira.
O ideal é que o filtro seja limpo, pelo menos, duas vezes na semana.

Como limpar a lavadora com vinagre e bicarbonato?

Com a lavadora cheia, coloque ela para bater e adicione um litro de vinagre branco e uma xícara de chá de bicarbonato de sódio.
Aguarde a mistura dos ingredientes e pause a máquina. Deixe agir por 45 minutos e religue a máquina para ela remover a água.

Conclusão

Por fim, é fundamental entender como limpar máquina de lavar corretamente. Isso evitará que o eletrodoméstico tenha um tempo de vida útil reduzido. 

Além disso, realizar esses processos periodicamente — além de seguir as dicas para manter a lavadora limpa por mais tempo — também garantirá maior qualidade na lavagem de suas roupas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *