Abertura do post sobre problemas com o Climatizador: Climatizador com fita rosa pendurada

O Climatizador de Ar não funciona? Veja as possíveis causas e soluções!

Todo mundo ama chegar em casa em um dia quente de verão e encontrar um ambiente fresquinho e agradável. Mas quando o climatizador de ar decide não funcionar justamente nos dias mais quentes do ano, sem dúvidas, é frustrante. Contudo, existem alguns problemas comuns de um climatizador de ar com soluções simples que você mesmo pode tentar colocar em prática antes de chamar um técnico.

Veja algumas das possíveis causas para um climatizador que não funciona e como solucioná-las. Respire fundo e se prepare para colocar as mãos na massa para resolver esse problema de forma fácil e rápida!

Veja também: Precisa trocar de Climatizador? Veja nossa lista dos melhores modelos atuais clicando aqui!

Porque o climatizador tem vazamento de água por baixo?

Se o seu climatizador de ar estiver vazando água por baixo, existem algumas possíveis causas, como as seguintes:

  • Tanque de água cheio demais: se o tanque de água do climatizador estiver muito cheio, a água pode vazar por baixo. Sempre o preencha até a linha indicada no aparelho;
  • Vazamento na mangueira: verifique a mangueira que transporta a água para o climatizador para saber se ela está danificada ou mal conectada, o que pode levar a um vazamento;
  • Entupimento do dreno: com o dreno obstruído, a água pode transbordar e vazar por baixo do aparelho. Faça sua limpeza com uma escova ou um arame para remover quaisquer detritos acumulados;
  • Filtro de ar sujo: a sujeira no filtro de ar pode impedir o fluxo de ar pelo climatizador, fazendo com que a água condensada se acumule e transborde pelo aparelho. Limpe ou substitua a peça;
  • Problema na bomba de água: nos casos em que ela está danificada ou com mau funcionamento, a água pode vazar por baixo do aparelho. Nesse caso, a bomba precisa ser substituída.

Porque o climatizador de ar não ventila?

O climatizador de ar pode não estar ventilando por causa do filtro de ar sujo que pode impedir a passagem do o fluxo de ar, fazendo com que ele não ventile corretamente. Nesse caso, substitua o filtro ou faça a sua limpeza em água corrente.

Se o ventilador do climatizador estiver com defeito em alguma de suas peças, como o motor, ele também pode não funcionar corretamente e impedir o fluxo de ar. Nesse caso, o aparelho precisa ser substituído ou enviado para a assistência técnica.

Mais um motivo que pode gerar a falta de ventilação é a obstrução na entrada ou saída de ar, que pode ser gerada por objetos ou poeira acumulada, impedindo a ventilação. A solução para esse caso costuma ser simples, bastando remover a poeira do local com um pano.

Porque o climatizador de ar faz barulho em excesso?

Se houver sujeira acumulada no ventilador do climatizador, ele pode fazer barulho. Nesse caso, é preciso limpar o ventilador com cuidado, removendo qualquer acúmulo de poeira e sujeira.

Os rolamentos do motor também podem se desgastar ou ficar danificados, o que pode causar barulho excessivo. Para solucionar esse problema, é preciso fazer a substituição das peças.

Se houver peças soltas no climatizador, elas podem vibrar e fazer barulho. Verifique as peças do aparelho e aperte-as, se for necessário.

Por fim, mais uma causa de barulho é quando há desgaste na correia ou nos casos em que essa peça está desgastada ou solta. Verifique a correia e ajuste ou faça a sua substituição, se necessário.

Veja também: Nós fizemos um post exclusivo pra te ensinar como funciona o Climatizador de Ar!

Perguntas frequentes sobre problemas comuns de um climatizador de ar

Por que meu climatizador de ar cheira mal?

O mau cheiro do climatizador de ar pode ser causado por acúmulo de sujeira e bactérias no interior do aparelho.
Limpe o tanque de água e o filtro de ar regularmente e use produtos de limpeza específicos para eliminar o odor.

Por que meu climatizador de ar está condensando?

Se o seu climatizador de ar estiver condensando, pode ser porque o filtro de ar está sujo ou obstruído, o que impede a circulação adequada de ar.
Verifique o filtro de ar e limpe-o ou substitua-o, se necessário.

Por que meu climatizador de ar está soprando ar quente?

Se o seu climatizador de ar estiver soprando ar quente, pode ser porque o tanque de água está vazio ou o filtro de ar está sujo.
Procure se certificar de que o tanque de água esteja cheio e limpe ou substitua o filtro de ar.

Conclusão

De maneira geral, podemos dizer que um climatizador de ar é uma solução prática e econômica para manter um ambiente agradável durante o verão. No entanto, como qualquer outro aparelho, problemas podem surgir e impedir o seu bom funcionamento.

Com as nossas dicas de possíveis causas e soluções, você pode resolver muitos dos problemas comuns de um climatizador de ar por conta própria. Mas, se o problema persistir, é sempre recomendável procurar ajuda profissional para garantir a segurança e a eficácia do aparelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *