Abertura do post sobre como escolher aspirador de pó vertical: Aspirando piso laminado

Como escolher aspirador de pó vertical? Veja 7 dicas de ouro para não errar!

Os eletrodomésticos são muito úteis em várias tarefas do dia a dia, especialmente na limpeza da casa. Um bom exemplo disso é o aspirador de pó, que vem em diferentes modelos para cada necessidade. Se você está em busca de um, então é uma boa ideia entender como escolher aspirador de pó vertical.

Esse modelo é chamado de “vertical” por ter um formato ideal para ficar de pé. Assim, é bem fácil movê-lo pelo chão e limpar a casa. Porém, para que você consiga aproveitá-lo ao máximo, é importante saber como escolher o modelo certo para suas necessidades.

Veja também: Nós fizemos a avaliação dos melhores aspiradores verticais do mercado! Confira nesse post!

Vamos as 7 dicas sobre como escolher aspirador de pó vertical:

1. Confira sua compatibilidade com o tipo de limpeza

O primeiro fator a ser considerado antes de escolher um aspirador de pó vertical é saber como ele será usado. Em quais cômodos o aparelho será usado, sobre quais objetos, com que frequência, etc. Esses fatores determinam quais características devem ser priorizadas e quais podem ser deixadas de lado.

Um ponto em particular é o tipo de superfície que você pretende aspirar. No caso de aspirar sofás, por exemplo, você deve optar por um aspirador vertical 2 em 1. Porém, para lidar com o chão em uma casa ampla, uma vassoura elétrica é indicada.

2. Veja a potência de aspiração

Cada motor de aspirador de pó possui uma potência diferente. Quanto maior ela for, mais eficiente o aparelho é na drenagem de sujeira pesada, mas também consome mais energia. Sendo assim, você deve levar em conta a frequência de uso e quão pesadas tendem a ser suas faxinas.

Os modelos mais comuns, usados em limpeza regular e faxinas mais leves, costumam ter potência entre 1000 W e 1600 W. Já os modelos usados em limpeza pesada, que envolve remover partículas mais densas das superfícies, são aqueles com potência superior a 1600 W.

3. Busque aspirador vertical com alcance em áreas baixas

Um dos pontos fortes do aspirador de pó vertical é que ele pode ser usado com menos esforço. Basta levar o aparelho até o local, ligá-lo na tomada mais próxima e deslizá-lo pelo chão, carpete, tapete ou qualquer que seja a superfície. A diferença está na hora de aspirar embaixo de um móvel.

Alguns modelos têm um motor menor ou localizado mais próximo do suporte. Nesses casos, é mais fácil abaixar e mover o aspirador por baixo de mesas e cadeiras, permitindo limpar áreas mais difíceis de acessar com facilidade.

4. Verifique a produção de ruído do aspirador

Se há um motor, então é normal que o aparelho emita ruído enquanto é usado. Isso faz parte da estrutura, assim como o som das rodas ao deslizar no chão. Porém, alguns aparelhos emitem um ruído mais intenso que outros, o que pode ser importante em algumas casas.

Quando há crianças pequenas, pessoas doentes, idosos ou se alguém tem maior sensibilidade ao barulho, o ideal é buscar um aparelho mais silencioso, mesmo que seja menos potente. Também existem algumas diretrizes do Inmetro sobre o ruído do aspirador, que não deve exceder 89 decibéis.

5. Fique de olho no tamanho do cabo elétrico

A praticidade do aspirador de pó vertical no dia a dia só é limitada pela extensão do cabo de energia. Se ele não for longo o suficiente, então é necessário trocar o aparelho de tomada com muita frequência, além de ser difícil usá-lo em áreas com poucas tomadas.

É verdade que você não necessariamente precisa de modelos com cabos de mais de 10 metros, mas ainda é ideal escolher algo adequado para sua casa e o tamanho de cada cômodo. Na maioria dos casos, o mínimo ideal é um cabo de 8 metros.

6. O tipo de filtro do aspirador é importante

Dependendo do tipo de filtro usado pelo aspirador, pode ser que você tenha mais dificuldade para fazer uma limpeza, troca ou manutenção. Além de determinar a eficiência de filtragem do ar do aspirador e a facilidade de encontrar substitutos.

A maioria dos aspiradores de pó verticais no Brasil usa um modelo de filtro HEPA, que tem forma de cone. Por ser o padrão, ele também é mais fácil de encontrar em diferentes lojas online.

7. Atenção ao peso do aspirador vertical

Outro aspecto prático que não deve ser esquecido é o peso do aspirador de pó. Como ele fica apoiado no chão, não gera muita pressão nos braços, mas ainda precisa ser transportado e armazenado manualmente.

Um aparelho muito pesado não é ideal para pessoas idosas ou com problemas físicos. Ao mesmo tempo, os motores mais potentes tendem a ser mais pesados.

Perguntas frequentes sobre como escolher aspirador de pó vertical

O que significa aspirador de pó 2 em 1?

Os aspiradores de pó 2 em 1 é um modelo que combina tanto o tipo vertical quanto um portátil. Basta ajustar o aparelho para usar as duas funções.
Esse modelo é ideal se você precisa tanto da facilidade de uso do aspirador vertical quanto da flexibilidade de um portátil.

O que é aspirador de pó ciclônico?

Esse é um tipo de aspirador de pó cujo motor gera um ciclone interno, ou seja, faz o ar girar ao invés de apenas sugá-lo.
A ideia dessa tecnologia é que a sujeira não obstrui a passagem do ar da mesma forma que um motor e filtro convencionais. Algo que melhora sua eficiência e tempo de uso.

Qual a diferença entre aspirador de pó vertical e vassoura elétrica?

Do ponto de vista dos fabricantes, o aspirador de pó vertical e a vassoura elétrica são nomes diferentes para o mesmo aparelho.
Se você encontrar um anúncio para vassoura elétrica, é provável que esteja se referindo a um modelo específico de aspirador vertical.

Conclusão

Com essas dicas de como escolher o aspirador de pó vertical, você já pode comparar algumas opções. O mais importante é manter em mente suas necessidades e como cada modelo atende às suas exigências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *