Imagem destaque do post sobre como escolher aspirador de pó: mulher aspirando a casa

Como escolher Aspirador de Pó? Veja 7 dicas de ouro para não errar na compra!

Quem nunca teve problemas com poeira em casa? E o pior: quem nunca teve que gastar muito tempo do próprio dia para poder se livrar desse incômodo? Por essa razão, os aspiradores de pó se tornaram os eletrodomésticos indicados para auxiliar nessa situação. 

Entretanto, você sabe dizer qual aspirador de pó é o mais indicado para o lugar que você mora? Neste texto, você terá em mãos 7 dicas de ouro para não errar na compra. Vamos lá? 

Veja também: Precisando de um Aspirador de Pó novo? Veja nossa análise dos melhores modelos de aspirador da atualidade!

7 dicas de ouro que vão te ensinar a como escolher aspirador de pó

1. Conheça o lugar em que você está

Antes de você comprar qualquer aspirador de pó, você precisa conhecer o ambiente em que está. Ou seja, quanto de sujeira geralmente acumula, qual o tamanho dos cômodos, qual a superfície, quantos dias da semana haverá limpeza etc.

Sem essas variáveis em mente, pode ser que você compre um aspirador de pó com potência e poder de sucção muito além do que o lugar exige ou o inverso e, claro, não terá como você dizer se o modelo que procura é adequado para sua realidade.

2. Tenha cuidado com a potência

Muitos aspiradores de pó tem potências que variam entre 1.000W e 1.600W quando se trata de uso doméstico. Acima disso, o uso é mais profissional, isto é, se usará mais diariamente e, portanto, a construção do aparelho é própria para ser mais resistente. Há também aspiradores menos potentes, à bateria, que podem ter potências inferiores a 200W. Mas por que isso é importante? 

Lembra que falamos anteriormente sobre conhecer o lugar? Imagine comprar um aspirador de pó de mais de 1.600W para ter limpeza 2 ou 3 dias da semana. Isso poderia trazer uma surpresa desnecessária na conta de energia no final do mês. 

3. Observe o poder de sucção

Ter uma potência considerada alta não basta para dizer que o aspirador X é mais indicado do que o aspirador Y. A cereja do bolo destes eletrodomésticos está justamente em sugar toda a sujeira e colocar dentro do reservatório.

Então, quando você for comprar, procure por algum número acompanhado de mbar (milibar). Esses números podem variar entre 100 e 200 (talvez menos) dependendo da potência. 

E, como você deve supor, quanto maior o mbar, maior o seu poder de sucção. É a combinação entre a potência e o poder de sucção que vai dar a você mais noção do tempo gasto para completar uma limpeza no lugar que você deseja. 

4. O tamanho do reservatório de sujeira é importante

Quando o aspirador de pó suga a sujeira, para onde ela vai? Para os chamados reservatórios. Nos modelos profissionais de aspirador, os reservatórios podem comportar até 10 litros de pó do ambiente. Só que isso parece ser demais para uma residência.  

Por isso, se você procura por um modelo mais residencial, geralmente os reservatórios dos aspiradores deste tipo comportam entre 1 e 2 litros de sujeira. É o suficiente para dar conta de limpar todos os ambientes da casa. 

5. Conheça o tipo de reservatório 

Além de os reservatórios terem capacidade para acumular sujeira, eles também se dividem em 3 tipos: com saco descartável (mais potentes), com saco lavável e sem saco (mais modernos). Qual a diferença entre os 3? 

Conveniência. Os aspiradores sem saco são mais modernos e servem para pequenas limpezas diárias. O que precisa ser feito é apenas limpar a sujeira com água e sabão, o que se parece um pouco com os modelos de saco lavável. Já os que têm saco descartável, como o nome já diz, são mais potentes e fazem com que os donos do aparelho tenham que trocar a cada uso. 

6. Fique de olho no tipo de filtro

Aspiradores de pó vêm com filtros. Hoje em dia, o mais famoso é o HEPA. Ele garante que 99% das substâncias que podem agredir alérgicos, como fungos e ácaros, não voltem ao ambiente. Este filtro é instalado na saída de ar e impede que aquelas substâncias voltem ao ambiente, depois de sugadas. 

Entretanto, há outros tipos de filtro, mais simples. Há os que podem ser lavados com água e sabão e outros que não são laváveis. Fique de olho nisso na hora de escolher o seu. 

7. Não esqueça do conforto

4 modelos conhecidos de aspirador de pó: aquele mais conhecido, com compartimento com rodinhas e cano longo, o portátil, o vertical e o robô. Além das dicas que já demos, se atente ao próprio conforto. 

Se tem dores nas costas, um aspirador vertical talvez seja melhor do que um portátil. Se seu espaço não é muito grande, talvez um robô funcione melhor do que um modelo tradicional. 

Veja também: Aprenda como limpar aspirador de pó de forma simples e rápida!

Perguntas frequentes sobre como escolher Aspirador de Pó

Qual a altura de um aspirador de pó vertical?

Muitos modelos do mercado contam com alturas entre 103 cm e 109 cm.
É uma altura que não faz com que os usuários não precisem se inclinar demais e que, ao mesmo tempo, não tenham que se preocupar com muito peso sendo carregado enquanto o aparelho trabalha. 

Quantos kWh gasta um aspirador de pó?

De acordo com a Procel, um aspirador de pó consome cerca de 7,17 kWh por mês, sendo usado por 20 minutos todos os dias.
Se você não tem ideia se isso é muito ou pouco, considere que um forno elétrico, utilizado por 1 hora, durante um mês, consome 15 kWh. 

Em quanto tempo um robô aspirador limpa?

A resposta é depende. Como ele trabalha sozinho, ele segue o próprio ritmo, que é um pouco lento. Dependendo do que você queira limpar, pode ser que dure entre minutos ou até horas. 

Agora você aprendeu a escolher Aspirador de Pó!

Neste texto, você conferiu 7 dicas de ouro para usar quando quiser escolher um aspirador de pó. Tenha sempre atenção para o ambiente que você vai usar o eletrodoméstico e procure por modelos que não deixem de lado sua comodidade. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *