Abertura do post sobre como funciona a lavadora de alta pressão: Lavando o carro com uma WAP

Entenda de forma simples como funciona a Lavadora de Alta Pressão!

A limpeza de calçadas, fachadas, tapetes e janelas pode ser um processo um pouco demorado se for feito manualmente. Por isso muitas pessoas utilizam ferramentas, como lavadoras, para facilitar essa tarefa. Mas, você entende como funciona a Lavadora de Alta Pressão?

Esse aparelho é bem prático para quem faz limpezas de larga escala em casa e quer poupar tempo e esforço. Mas, antes de adquirir esse equipamento, o ideal é sempre aprender um pouco mais sobre seu funcionamento.

Veja também: Nós fizemos o review de ótimos modelos de lavadoras de alta pressão! Confira!

Como é construída a Lavadora de Alta Pressão?

Esse aparelho é construído com vários componentes. O principal deles é o motor, que fica no interior da carcaça e é o que faz o aparelho como um todo funcionar. Existem dois modelos de motor: o universal, também chamado de “escova”, e o de indução.

O primeiro é a opção de menor custo, compacta e eficiente, mas com durabilidade reduzida. Já o motor por indução é mais elaborado, com tempo de vida útil mais longo.

Para gerar o jato de água, também são usados alguns acessórios, como a lança de bico regulável. Essa é a parte que você usa para direcionar o jato, determinar sua amplitude e também intensidade.

Para conectar a base ao bico, há também uma mangueira, que pode ser feita de nylon ou com aço entrelaçado. A primeira tem custo mais baixo, porém é consideravelmente mais frágil que a segunda, exigindo mais cuidado no dia a dia

Como a Lavadora de Alta Pressão é usada na limpeza?

A Lavadora de Alta Pressão é um aparelho usado em limpeza de superfícies, o qual funciona como um borrifador de água. O motor do aparelho lança um jato com alta potência, o qual se choca com a superfície suja, seja de uma janela, no chão ou um tapete, por exemplo.

O uso da água ajuda a extrair parte da sujeira, carregando alguns dos materiais agarrados à superfície. Além disso, a alta pressão também força o seu desprendimento, o que facilita a limpeza mesmo em superfícies com sujeira já encardida. Algo que evita o cansaço durante a tarefa.

O uso da lança com bico regulável serve dois propósitos. Primeiro, ela estende o alcance do braço, permitindo que você limpe facilmente superfícies mais distantes. Segundo, o ajuste do jato faz com que ele se ajuste mais facilmente a diferentes tipos de superfícies, sejam elas planas ou irregulares.

Esses jatos podem assumir três formas: concentrado, que foca a maior parte do volume em uma área menor; leque, que forma uma lâmina plana; e turbo, que aumenta sua potência e velocidade de emissão.

Como usar a Lavadora de Alta Pressão com segurança?

Também há algumas orientações de segurança a serem seguidas para ajudar na preservação do seu aparelho. O recomendado para a maior parte dos modelos é que, para cada 15 minutos de uso contínuo, seja feito um intervalo de 10 minutos no qual o aparelho fica desconectado da energia.

Esse procedimento é importante para maximizar a vida útil do equipamento, que tem grande variação. Alguns modelos mais simples podem ter um tempo de vida de 70 horas de uso total, enquanto outros chegam até 500 horas.

Perguntas frequentes sobre como funciona a Lavadora de Alta Pressão

O que é mais importante em uma Lavadora de Alta Pressão?

Um ponto importante a ser avaliado na Lavadora de Alta Pressão é o equilíbrio entre vazão e pressão da água. A vazão é a quantidade de água expelida por unidade de tempo, enquanto a pressão é a força com a qual ela é expelida.
Pressão alta com pouca vazão pode danificar o aparelho internamente, enquanto vazão alta com baixa pressão torna o aparelho menos eficiente, causando desperdício de água.

Pode lavar banheiro com Lavadora de Alta Pressão?

Sim, você pode lavar o banheiro com uma Lavadora de Alta Pressão. Na verdade, é uma forma bem eficiente de realizar esse trabalho com eficiência e agilidade.
O banheiro é um ambiente ideal para esse tipo de limpeza, pois é feito para lidar com a água regularmente. É bem fácil fazer a retirada da água depois da limpeza.

Pode usar água de reúso na Lavadora de Alta Pressão?

Reutilizar água no tanque da Lavadora de Alta Pressão é sim uma possibilidade. Porém, há sempre o risco de que ela contenha alguma partícula de sujeira.
Por isso, o mais indicado é que se utilize um filtro para evitar que essas partículas passem pelo bico.

Conclusão

A Lavadora de Alta Pressão é uma ferramenta muito útil para limpeza rápida de superfícies amplas. Ideal para garagens, janelas, fachadas, calçadas, pisos, entre outros espaços do tipo.

Se você vive em um local com área externa ampla, é uma ferramenta que vai poupar bastante tempo e esforço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *