Imagem destaque do post sobre como funciona o ventilador de teto: Ventilador com pás de madeira em funcionamento

Entenda como funciona um Ventilador de Teto!

Presente na casa de muitos brasileiros, o ventilador de teto é uma das opções mais versáteis e cômodas para seus usuários e que contribui bastante para a economia na conta de luz. Mas você sabe como funciona um ventilador de teto? Descubra em poucos minutos neste texto!

Veja também: Está precisando se refrescar nesse verão? Confira nossa review dos melhores ventiladores de teto!

Como um ventilador de teto é construído?

Começando pelo material presente tanto no corpo como nas pás, os ventiladores de teto, em sua grande maioria, são feitos de um tipo de plástico mais resistente: o policarbonato. Ou seja, não importa se o modelo é mais simples ou mais parrudo, é muito comum que tenham o mesmo tipo de material. 

Entretanto, é possível haver variações quanto a design e acabamento. Alguns modelos podem ter madeira em partes das pás. Outros, quando acompanham luminária, apresentam a estrutura em vidro fosco. 

Um dos grandes benefícios destes materiais é que o próprio ventilador tem uma vida útil maior ou dentro do prazo estipulado, que gira entre 10 a 25 anos, e o seu motor não precisa se esforçar além do planejado de fábrica. 

Como um ventilador de teto te refresca?

Para as pás girarem, há um processo de transformação energética no motor. Ele tem a característica de transformar energia elétrica em energia mecânica. Ou seja, a corrente elétrica atinge as bobinas dentro do motor. Então se cria um campo magnético, que faz com que elas se movam. 

É isto que permite que as pás dos ventiladores se movam e que se sinta o vento dentro de um raio de atuação já previsto pelos diversos fabricantes, tendo como base a potência do motor e a velocidade escolhida. 

Lembrando que isso vale tanto para modelos com ou sem tecnologia inverter, que são capazes de economizar até 70% na conta de luz e são mais potentes. 

Vale ressaltar que o funcionamento de um ventilador de teto pode atrair muita sujeira e necessidades de lubrificação dos componentes. Esses dois fatores já são suficientes, se não houver atenção, podem ser os responsáveis por estragar um ventilador. 

Veja também: Nós mostramos as soluções para os defeitos mais comuns do Ventilador de Teto!

Perguntas frequentes sobre como funciona o Ventilador de Teto

Como funciona o dimmer de um ventilador de teto?

Um dimmer de ventilador de teto funciona de modo semelhante a qualquer outro dimmer. 
A função é a mesma: controlar a intensidade da luz no ambiente. Ele conta com resistores, que dificultam a passagem de corrente elétrica. Essa dificuldade é ajustada no próprio dimmer. 

Como funciona o ventilador de teto no frio?

Há duas formas de funcionamento nos dias frios. A primeira é com a própria função de exaustão que alguns modelos têm. 
Essa função faz as pás girarem em sentido anti-horário e retiram mais do frio do ambiente. A segunda é utilizando o ventilador na velocidade mais reduzida, somente para circular ar pelo ambiente. 

Conclusão

Neste texto, você entendeu de modo simples como um ventilador de teto funciona. Você também viu que toda a construção dos aparelhos busca favorecer uma vida útil bem duradoura, com qualidade para os usuários. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *