Abertura do post sobre como lavar roupa na máquina: Abrindo dispenser de lavadora branca

Como lavar roupa na máquina? Veja 6 passos para não errar nunca mais!

Lavar roupa é uma tarefa cotidiana é importante, mas muitas vezes pode ser confusa e até mesmo frustrante, especialmente para quem não tem muita experiência. Felizmente, para saber como lavar roupa na máquina basta seguir algumas orientações básicas.

Neste post, apresentaremos 6 passos essenciais de como usar uma máquina de lavar. Seguir estas simples etapas não só garante que as roupas fiquem limpas e bem cuidadas, mas também ajuda a prolongar a vida útil das peças, evitando danos e desbotamento prematuro. Leia mais para aprender como lavar roupa na máquina sem cometer erros!

Veja também: Nós fizemos o review das máquinas de lavar mais bem avaliadas da atualidade!

Prefere aprender olhando? Selecionamos os melhores tutoriais em vídeo!

Ou clique aqui para ir direto ao passo a passo escrito!

Veja como lavar roupa na máquina de forma geral:

Como lavar roupas delicadas na máquina:

Como lavar roupas pretas e coloridas na máquina:

Confira 6 passos simples de como lavar roupa na máquina!

1. Separe as roupas por tipo e cor

Diferentes tipos de tecidos e cores exigem diferentes níveis de cuidado na lavagem. Ao separar as roupas por tipo, você garante que as roupas delicadas não vão ser lavadas com peças mais pesadas, por exemplo.

Já separar as roupas por cor evita que as cores desbotem e manchem outras peças durante a lavagem. Roupas coloridas, por exemplo, podem soltar tinta e manchar peças brancas se forem lavadas juntas.

2. Verifique as instruções de lavagem das roupas

Verificar as instruções de lavagem das roupas é um passo essencial para evitar danos às suas roupas durante a lavagem na máquina. As etiquetas de cuidado contêm informações importantes sobre como lavar cada peça.

Ao verificá-las, você pode descobrir, por exemplo, se a peça precisa ser lavada em água fria, morna ou quente. Além de se informar sobre a utilização de alvejantes, secagem em secadora e passagem a ferro.

Se você desejar deixar as roupas de molho antes da lavagem, o ideal é fazer isso por no máximo 2 horas. Não é indicado deixar as peças de molho dentro da máquina de lavar de um dia para o outro, pois isso pode gerar mau cheiro nos tecidos.

Confira nessa matéria o significado dos símbolos das etiquetas!

3. Abasteça a lavadora da forma correta

Para garantir uma lavagem eficiente e cuidadosa, é importante seguir algumas orientações ao colocar as roupas na máquina:

  • Não sobrecarregue a máquina: as roupas precisam de espaço para se mover livremente durante a lavagem. Caso contrário, as peças podem ficar enroscadas, o que pode resultar em danos e manchas. Além disso, procure limitar o uso da máquina a uma ou duas vezes por dia, sempre respeitando sua capacidade máxima;
  • Coloque as roupas de forma adequada: analise se todas as peças estão desenroladas e soltas. Os itens maiores, como lençóis e toalhas, devem estar na parte inferior da máquina, enquanto os itens menores, como roupas íntimas e meias, ficam na parte superior;
  • Remova itens soltos dos bolsos: Antes de colocar as roupas na máquina, verifique se todos os bolsos estão vazios e se há objetos soltos, como moedas ou grampos de cabelo, afinal, esses itens podem danificar a máquina ou as roupas durante a lavagem;
  • Use uma rede de proteção: Para roupas delicadas, como lingerie ou meias, é recomendável usar uma rede de proteção para evitar danos durante a lavagem.

4. Cuidado ao introduzir os insumos de lavagem

Aqui estão algumas orientações para adicionar o detergente corretamente:

  • Utilize a quantidade correta: sem excesso de espuma ou desperdício de produto. A quantidade de sabão depende da quantidade de roupas e do grau de sujeira. Em geral, uma medidade de tampa é suficiente para uma carga média de roupas;
  • Use um sabão de qualidade: existem diferentes tipos de detergentes disponíveis no mercado. Escolha uma opção adequada para o tipo de roupa que está sendo lavado e a sua máquina – em geral, para máquinas do tipo lava e seca, por exemplo, o sabão líquido é o mais indicado;
  • Adicione o sabão antes das roupas: para que ele seja distribuído uniformemente na água antes do início do ciclo de lavagem;
  • Evite o excesso de espuma: esse fator pode prejudicar a performance da máquina de lavar e não é necessário para uma lavagem eficiente;
  • Experimente lavar com alvejantes e amaciantes: além do sabão, existem outros produtos de lavagem que podem melhorar a lavagem. O alvejante serve para branquear roupas brancas ou remover manchas difíceis e o amaciante deixa as roupas mais macias e com um cheiro agradável. Para fixar o cheiro de amaciante nas peças, uma dica é, após a lavagem, adicione ¼ de álcool líquido, ¼ de água e uma colher de sopa de amaciante no borrifador, borrifar a mistura nas peças e deixá-las secar em local arejado.

5. Selecione o ciclo de lavagem

Cada ciclo de lavagem tem um tempo e intensidade diferentes, o que é projetado para lidar com diferentes tipos de tecidos e níveis de sujeira. Algumas dicas:

  • Identifique os diferentes ciclos de lavagem disponíveis: as máquinas de lavar oferecem diversos ciclos de lavagem, como os para roupas delicadas, roupas pesadas, roupas brancas, cores escuras, entre outros;
  • Leve em conta o tipo de tecido e nível de sujeira: tecidos delicados, como seda e linho, devem ser lavados em um ciclo suave, enquanto roupas pesadas, como toalhas e jeans, precisam de um ciclo mais intenso para remover a sujeira, por exemplo;
  • Considere a temperatura da água: tecidos delicados geralmente requerem água fria ou morna, enquanto roupas mais pesadas podem ser lavadas em água quente para remover a sujeira;
  • Escolha o ciclo correto para o tamanho da carga: as máquinas de lavar modernas têm sensores que podem detectar o tamanho da carga e ajustar automaticamente o ciclo de lavagem, mas ainda assim é importante verificar se a carga é adequada para o ciclo escolhido.
  • Existem pessoas que, ao lavar roupas delicadas na máquina, gostam de desligar o aparelho antes da centrifugação para não estragar as peças. Em geral, isso não prejudica o equipamento, especialmente no caso de lavadoras que possuem um sistema de freio do tambor suave.

6. Seque a roupa da forma correta

Assim que a máquina terminar a lavagem, retire as peças imediatamente e pendure-as para secar, se você não for usar uma secadora de roupas.

Evite deixar as roupas molhadas ou úmidas dentro da máquina por muito tempo, pois isso pode causar mau cheiro e mofo.

Veja também: Te mostramos como escolher Máquina de Lavar da forma correta!

Perguntas frequentes sobre como lavar roupa na máquina

Como evitar que as roupas encolham na máquina de lavar?

Para as roupas não encolherem, é importante seguir as instruções de lavagem na etiqueta da roupa e evitar lavar em temperaturas muito quentes.
Evite também secar em temperatura alta na secadora e, se for preciso, estique as roupas gentilmente para voltar ao tamanho original.

Como evitar que as roupas fiquem com cheiro ruim após a lavagem na máquina?

Para evitar cheiro ruim nas roupas, é importante deixar a porta da máquina aberta por um tempo após a lavagem para permitir que a máquina seque completamente.
Além disso, você pode usar um sabão com fragrância agradável e evitar deixar as roupas úmidas por muito tempo antes de secá-las.

Como lidar com manchas difíceis nas roupas durante a lavagem?

Para manchas difíceis, é recomendável fazer um pré-tratamento com um removedor de manchas antes de colocar as roupas na máquina de lavar.
Também é possível ajustar as configurações da máquina para um ciclo mais longo ou adicionar um alvejante na lavagem.

Conclusão

Agora que você já sabe como lavar roupa na máquina, lembre-se que é importante prestar atenção em cada etapa do processo para evitar erros comuns que podem danificar suas roupas.

Seguir alguns passos essenciais pode fazer toda a diferença para manter suas roupas limpas e bem cuidadas, garantindo uma lavagem eficaz e cuidadosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *