Imagem destaque do post sobre como limpar chapinha: Pessoa limpando prancha com algodão

Veja 5 passos para limpar sua chapinha de cabelo corretamente!

Ter dúvidas sobre como limpar chapinha é muito comum, já que esse é um item essencial para muitas pessoas. Acontece que, por causa do uso frequente, a prancha de cabelo pode acumular sujeira, resíduos de produtos químicos e até mesmo queimar a superfície.

Por isso, é importante limpar sua chapinha regularmente para garantir que ela funcione corretamente, dure mais tempo e não danifique os seus cabelos. Confira um passo a passo com 5 dicas relevantes!

Veja também: Está precisando trocar sua prancha de cabelo? Não deixe de ver nossa lista das melhores chapinhas da atualidade!

Prefere aprender olhando? Selecionamos os melhores tutoriais em vídeo!

Ou clique aqui para ir direto ao passo a passo escrito!

Tutorial completo:

Como limpar Chapinha a Seco:

Como limpar Chapinha com resíduos de alisamento:

Confira 5 dicas matadoras de como limpar chapinha!

1. Use álcool

Muitas pessoas não sabem se podem limpar chapinha com álcool, mas a resposta é sim. O álcool isopropílico é um desinfetante e solvente eficaz, que pode ser usado para remover resíduos de produtos químicos, óleos e sujeiras.

Mas é importante lembrar que o álcool pode ser inflamável e pode danificar a superfície da chapinha se usado em excesso ou com muita frequência. Por isso, use com moderação e não deixe que o líquido entre nas partes elétricas da chapinha.

Use um pano macio e limpo para aplicar o álcool na superfície da chapinha e não aplique diretamente na placa aquecida. Além disso, certifique-se de desligar a chapinha e deixá-la esfriar completamente antes de limpar com álcool ou qualquer outro produto.

2. Pasta de bicarbonato pode remover resíduos de produto químico

Use um pano úmido para remover o excesso de resíduos de produto químico da superfície da chapinha. Certifique-se de remover todos os resíduos visíveis, pois isso ajudará a prevenir manchas ou danos no item.

Aplique uma pequena quantidade de álcool isopropílico em uma bola de algodão limpa e esfregue gentilmente a superfície da chapinha para remover quaisquer manchas ou resíduos restantes.

Se a chapinha ainda tiver resíduos, você pode tentar misturar uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio com água para criar uma pasta. Em seguida, aplique a pasta na superfície da chapinha e esfregue delicadamente com uma esponja macia ou um pano úmido. Isso deve ajudar a remover qualquer resíduo que ainda esteja presente.

Depois de remover todos os resíduos, use um pano limpo e seco para secar completamente a chapinha antes de guardá-la.

Lembre-se de nunca mergulhar a chapinha na água ou usar produtos de limpeza abrasivos, pois isso pode danificar a superfície e afetar a funcionalidade da sua chapinha.

3. Raspe os plásticos que estão grudados na chapinha

Para saber como tirar plástico grudado da chapinha, basta usar uma espátula de plástico ou uma faca sem serrilha para raspar gentilmente o plástico da superfície da chapinha. Tenha cuidado para não arranhar ou danificar.

Se ainda assim ele continuar grudado, aqueça a chapinha de novo para amolecer o plástico. Em seguida, use um pano limpo e seco para remover o plástico da superfície.

Se os resíduos de plástico persistirem, umedeça um pano com água quente e esfregue suavemente a superfície da chapinha para amolecer o plástico restante. Em seguida, use novamente a espátula de plástico ou a faca para remover o restante do plástico.

Finalmente, limpe a superfície da chapinha com um pano úmido e seque completamente antes de usá-la novamente. Procure ter cuidado ao usar uma faca ou espátula para remover o plástico grudado, já que esses instrumentos podem ser perigosos.

4. Use vinagre e bicarbonato

Uma dica legal para limpar chapinha queimada, por exemplo, é aplicar uma pequena quantidade de vinagre branco em uma bola de algodão limpa e esfregar suavemente a superfície para remover quaisquer manchas ou queimaduras.

Se a queimadura ainda estiver presente, aplique uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio em uma bola de algodão úmida e esfregue suavemente. Passe um pano com água morna para remover quaisquer resíduos de vinagre ou bicarbonato de sódio.

É importante lembrar que, se a queimadura na chapinha estiver muito profunda ou se a superfície estiver danificada, a limpeza pode não ser suficiente para restaurar completamente a funcionalidade da chapinha.

Se sua chapinha estiver seriamente danificada, é melhor substituí-la por uma nova. Além disso, nunca use produtos de limpeza abrasivos ou esponjas ásperas na superfície da chapinha, pois isso pode danificá-la ainda mais.

5. Utilize shampoo para remover resíduo de progressiva

Para limpar chapinha com resíduo de progressiva, use um pano úmido para remover quaisquer resíduos ou sujeira da superfície.

Depois, aplique uma pequena quantidade de shampoo neutro em um algodão limpo e esfregue suavemente para remover quaisquer resíduos de progressiva.

Se o resíduo ainda estiver presente, aplique uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio em uma bola de algodão úmida e esfregue novamente. Passe um pano com água morna para remover os resíduos restantes.

Evite usar produtos químicos agressivos que possam corroer a superfície da chapinha.

Confira mais 2 dicas de como limpar chapinha com o objetivo de deixá-la nova por mais tempo!

1. Use limão na limpeza

O ácido cítrico presente no limão pode ajudar a remover manchas e resíduos da chapinha. Para tanto, corte um limão ao meio e esfregue-o suavemente na sua superfície;

2. O óleo de coco pode ser um aliado

O óleo de coco é um excelente agente de limpeza natural que pode ajudar a remover resíduos e proteger chapinha. Para usá-lo, aplique uma pequena quantidade e esfregue suavemente com um pano macio.

Veja também: Não sabe como a prancha age no cabelo? Veja nosso post explicando como funciona a chapinha!

Perguntas frequentes sobre como limpar chapinha

Como limpar as bordas da chapinha?

Para limpar as bordas da chapinha, use um cotonete umedecido com álcool isopropílico ou vinagre branco.
Passe delicadamente ao longo das bordas da chapinha para remover sujeira ou resíduos.

Como evitar que a chapinha acumule sujeira e resíduos?

Procure limpá-la regularmente após cada uso e evite o uso excessivo de produtos de cabelo ou produtos químicos que possam danificar a superfície.
Além disso, sempre guarde sua chapinha em um local seco e limpo para evitar o acúmulo de poeira e sujeira.

Posso mergulhar minha chapinha em água para limpá-la?

Não, você nunca deve mergulhar sua chapinha em água ou outros líquidos, pois isso pode danificar as partes elétricas da chapinha.
Use um pano úmido ou um cotonete umedecido com água ou outros produtos de limpeza recomendados para fazer a limpeza.

Conclusão

Agora que você já sabe como limpar chapinha, coloque em prática os passos simples que apresentamos para manter sua chapinha em excelente estado e obter cabelos bonitos e bem arrumados sempre que precisar, sem danificá-los.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *