Abertura do post sobre como limpar churrasqueira elétrica: Pessoa limpando grelha de churrasqueira

Aprenda como limpar churrasqueira elétrica em 5 passos simples!

Para pessoas que não têm espaço em casa para montar uma churrasqueira convencional, ou mesmo não querem este tipo de modelo, mas em ambos os casos ainda querem ter o gosto de comer um bom churrasco, as churrasqueiras elétricas são as opções mais indicadas. 

Se você tem uma churrasqueira elétrica ou deseja ter, este texto contém um passo a passo fácil de como limpar uma churrasqueira elétrica. Siga a leitura! 

Veja também: Analisamos os melhores modelos de churrasqueira elétrica desse ano!

Prefere aprender olhando? Selecionamos os melhores tutoriais em vídeo!

Ou clique aqui para ir direto ao passo a passo escrito!

Passo a passo completo de como limpar Churrasqueira Elétrica!

Como limpar churrasqueira com grelha cerâmica:

Como tirar ferrugem de grelha com pilhas!

Confira 5 passos simples e muito úteis sobre como limpar churrasqueira elétrica

1. Não espere muito tempo para limpar a churrasqueira

O churrasco ficou pronto e só uma hora ou duas horas depois de comer é que você pensa em limpar a churrasqueira elétrica? Isso não é uma boa opção, porque, dependendo da parte que você vai limpar, a sujeira ficará grudada na superfície e, assim, você terá mais dificuldade para limpar. 

Por isso, após o churrasco ficar pronto, espere alguns minutos, desligue a churrasqueira da tomada, retire todas as partes, sempre observando se elas estão mornas. Observe a bandeja, derrame a água suja que você usou no churrasco. Nesta situação, a sujeira sairá bem mais fácil do que se você esperasse muito tempo para limpar. 

2. Cuidado com a água

Churrasqueiras elétricas podem receber água quando estão fazendo o churrasco. Ela serve para não deixar fumaça demais pelo ambiente e no churrasco, já que a gordura vai cair da carne em direção à bandeja. A água na bandeja ajuda a evitar esse incômodo. 

Porém, na hora de lavar, é bom tomar cuidado para não ter água em outras peças da churrasqueira, como a resistência. Se houver muito contato, tenha certeza de que a ferrugem virá. Agora para itens como a bandeja, sem problema. Pode usar sabão à vontade e lavar em água corrente. 

3. Limpe a resistência sem complicações

A resistência pode soar complicada de limpar, mas tudo o que você precisa é de um pano úmido (não molhado). Com isso, você só precisa passar por toda a extensão e retirar o que for de sujeira.

Como dissemos, muito cuidado se você quiser fazer uma limpeza caprichada, levando o pano que usou para retirar a sujeira, esfregar, molhar e passar novamente na resistência. Sempre tenha certeza de que não tem água em excesso, para não danificar o componente. 

4. Deixe a grelha da churrasqueira elétrica de molho

Você poderia limpar a grelha passando uma bucha com detergente. Só que esse processo é muito demorado e não muito efetivo. Ao invés disso, coloque a grelha da sua churrasqueira elétrica de molho até no máximo 5 minutos, mergulhada em água e, se quiser, detergente. 

Como é de se esperar, após esse tempo a maior parte da sujeira vai ter se despregada da região e você poderá limpar com muito mais tranquilidade e economia de tempo. 

5. Não esqueça das partes externas

Durante o uso da churrasqueira, é bem provável que você tenha que mexer nos botões, que respingos de gordura saiam da bandeja etc. Isso suja as partes exteriores e, portanto, é preciso limpar. Mas não há segredo. 
Você pode usar um pano úmido, com algum tipo de multiuso, para fazer com que a gordura saia e que sua churrasqueira elétrica fique com uma aparência nova.

Veja 3 dicas de ouro para limpar sua churrasqueira elétrica e deixá-la como nova por mais tempo!

1. Use bicarbonato de sódio nas churrasqueiras elétricas inox

O bicarbonato de sódio é um tipo de substância que serve para limpar várias superfícies. Com o inox, não é diferente. Para todas as partes de uma churrasqueira inox, desde a grelha até o seu exterior, você pode fazer o seguinte. 

Prepare uma solução com água e bicarbonato e coloque sobre as regiões que quer limpar, depois de ter retirado o excesso de sujeira. Após algumas horas, você retira a solução, utiliza um pano úmido para retirar a ferrugem e pronto. Sua churrasqueira inox está nova. 

2. Use vinagre e bicarbonato na limpeza de churrasqueiras rotativas

A maioria das dicas que você leu neste texto até agora vão se aplicar a churrasqueiras rotativas. O diferencial é que este tipo de aparelho é maior e parece ser mais difícil de limpar. Mas não é. Para os espetos e a grelha, você pode muito bem utilizar soluções com água e bicarbonato de sódio e fazer um procedimento parecido ao que viu na dica anterior. 

Para limpar a bandeja, basta que você retire-a e use vinagre e água, deixando-a de molho. Após isso, basta usar detergente para limpar de vez. A limpeza externa pode ser feita com um multiuso. 

3. Tire a ferrugem da sua grelha

Não há uma maneira isolada para tirar ferrugem. Você pode usar soluções com água, limão e sal, passando na grelha e depois retirar o excesso com água morna. Você também pode aplicar vinagre branco com bicarbonato.

Perguntas frequentes sobre como limpar churrasqueira elétrica

Como retirar a gordura excessiva da bandeja da churrasqueira elétrica?

Pegue uma quantidade de bicarbonato de sódio e aplique sobre as partes mais gordurosas. 
Depois, coloque vinagre branco e espere alguns minutos. Então, utilize uma espátula para soltar as partes. Se não sair tudo, então repita o processo. Após isso, basta lavar normalmente com água e detergente.

Pode lavar algumas peças na lava-louças?

Sim, é possível. Você pode verificar se no manual, o fabricante explica como as peças devem estar no interior da lava-louças. 
O mais importante é saber que, antes de colocar as peças dentro daquele aparelho, elas precisam estar com o mínimo de gordura ou sujeira possível, já que há risco de comprometer o funcionamento.

Como não enferrujar o corpo da churrasqueira elétrica?

Basicamente, nunca deixando resíduos de água ou sujeira por muito tempo. 
Para evitar isso, tenha em mente que soluções com bicarbonato de sódio e vinagre branco são as melhores para eliminar qualquer risco deste tipo.

Conclusão

Neste texto, você conferiu um passo a passo para facilitar a limpeza da sua churrasqueira elétrica. Lembrando que as dicas aqui servem também para manter a vida útil do aparelho muito mais longa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *