Imagem de abertura do post sobre como limpar cooktop: Mulher com luvas amarelas limpando cooktop de vidro

Como limpar Cooktop? Veja 5 dicas matadoras pra facilitar sua vida na cozinha!

Manter o cooktop limpo e funcionando corretamente é essencial para quem gosta de cozinhar, já que com o uso frequente ele pode acumular sujeiras, manchas e gordura. No entanto, é comum ter dúvidas sobre como limpar cooktop corretamente, sem danificá-lo.

Pensando nisso, separamos 5 dicas para você mantê-lo em bom estado de funcionamento e prolongar sua vida útil, sem danificar sua superfície. Com essas dicas, você pode manter seu cooktop como novo por mais tempo e garantir uma cozinha limpa e organizada!

Veja também: Nós fizemos posts onde elegemos os melhores cooktops 4 bocas e os melhores cooktops 5 bocas! Não deixe de conferir!

Prefere aprender olhando? Selecionamos os melhores tutoriais em vídeo!

Ou clique aqui para ir direto ao passo a passo escrito!

Veja como limpar Cooktop de Vidro:

Veja como limpar Cooktop de Inox:

Veja como limpar Cooktop de Indução:

Veja um simples passo a passo de como limpar cooktop da forma mais rápida!

1. Remova os as grelhas e queimadores

Inicialmente, desligue o cooktop e espere esfriar completamente antes de iniciar a limpeza. Após, remova as grelhas e queimadores e limpe-os com água e sabão neutro. Se eles estiverem muito sujos, você pode deixá-los de molho em água morna com detergente por alguns minutos antes de limpá-los.

2. Use produtos específicos

O mais indicado é fazer a limpeza usando um produto de limpeza específico para cooktops. Existem muitos produtos disponíveis no mercado, incluindo sprays, líquidos e pastas.

Certifique-se de escolher um produto adequado para o tipo de cooktop que você possui (vidro, inox etc.) e aplique o item de limpeza no cooktop, deixando-o agir por alguns minutos (seguindo as instruções do fabricante).

3. Esfregue suavemente

Esfregue o cooktop com uma esponja macia ou pano de microfibra, evitando usar esponjas ásperas ou produtos abrasivos que podem riscar ou danificar o cooktop.

Além disso, é importante evitar o uso de objetos pontiagudos ou afiados para remover sujeiras mais difíceis, pois isso também pode causar danos ao cooktop.

4. Enxágue o aparelho

Por fim, enxágue o cooktop com água limpa e seque-o com um pano seco e macio. Lembre-se de também limpar a área ao seu redor para remover quaisquer resíduos ou sujeira acumulados.

5. Use misturas caseiras para evitar manchas

Para evitar manchas no cooktop, é importante limpá-lo regularmente e não deixar a sujeira acumular.

Se o cooktop já estiver manchado, você pode tentar remover as manchas usando uma mistura de bicarbonato de sódio e água ou vinagre branco e água. Para tanto, aplique a mistura na área manchada e deixe agir por alguns minutos antes de enxaguar e secar.

No caso de manchas pretas, você pode aplicar a mesma mistura que acabamos de citar. Se ainda assim elas persistirem, deixe de molho em um produto de limpeza específico para cooktops.

6. Não deixe de fazer a limpeza interna

Não esqueça de limpar o cooktop por dentro. Para tanto, remova a tampa do queimador e limpe o interior do fogão com água e sabão neutro. Certifique-se de não deixar água ou sabão escorrer para dentro dos orifícios dos queimadores.

Aqui vão 4 dicas de como limpar Cooktop para deixá-lo como novo por mais tempo!

1. Use produtos específicos para a remoção de gordura

Para remover a gordura do cooktop, o ideal é usar um produto de limpeza específico para gordura, assim como uma solução de água quente e detergente.

Se a gordura estiver muito acumulada, você pode usar um raspador de vidro para remover o excesso cuidadosamente antes de iniciar a limpeza do cooktop.

2. Não deixe de observar o material da superfície do seu cooktop

A depender do material, os produtos para limpeza podem mudar, por isso, não deixe de observar esse quesito.  Para a limpeza de um cooktop de vidro, por exemplo, use um produto de limpeza específico para vidros.

Esses produtos geralmente são mais suaves e menos abrasivos do que os produtos de limpeza para inox, pois a superfície de vidro é mais delicada, além de conterem ingredientes que ajudam a repelir manchas e sujeiras, mantendo o cooktop de vidro limpo por mais tempo.

Já para limpar um cooktop de inox, use um produto de limpeza específico para inox que costumam ser mais abrasivos do que os produtos de limpeza para vidro, pois o inox é mais resistente. Além disso, eles contêm ingredientes que ajudam a polir e proteger a superfície,, mantendo-a brilhante e resistente a manchas e sujeiras.

3. Limpe imediatamente os derramamentos e respingos

É importante limpar qualquer derramamento ou respingo imediatamente, antes que ele seque e se torne mais difícil de remover. Para isso, use uma esponja macia ou pano de microfibra com um pouco de água e sabão neutro para limpar a área afetada.

Não deixe o produto de limpeza ou água escorrer para dentro dos orifícios dos queimadores, pois isso pode causar problemas de funcionamento.

4. Use as panelas e frigideiras corretas

Certifique-se de usar panelas e frigideiras com fundo plano e que sejam do tamanho adequado para o queimador. Panelas e frigideiras com fundo arredondado podem não aquecer adequadamente, o que pode levar a manchas ou até mesmo danificar o cooktop.

Além disso, evite arrastar panelas e frigideiras pelo cooktop, pois isso pode riscar ou danificar a superfície. Levante e coloque com cuidado.

Veja também: Saiba qual o melhor para o seu caso: Cooktop a gás ou indução!

Perguntas frequentes sobre como limpar cooktop

Como remover manchas de água dura de um cooktop de vidro?

Você pode usar uma mistura de vinagre branco e água morna. Aplique a mistura na área manchada e deixe agir por alguns minutos antes de esfregar suavemente com uma esponja macia ou pano de microfibra.
Após, enxágue bem com água limpa e seque com um pano macio.

Como evitar que o cooktop fique manchado após a limpeza?

Certifique-se de remover completamente qualquer resíduo de produto de limpeza ou água após a limpeza. Use um pano seco e macio para secar completamente o cooktop.
Além disso, evite deixar derramamentos e respingos secarem no cooktop, limpe-os imediatamente com uma esponja macia e água e sabão neutro.

É seguro usar vinagre para limpar um cooktop?

Sim, o vinagre branco é um agente de limpeza natural eficaz e seguro para a maioria dos cooktops.
No entanto, certifique-se de seguir as instruções do fabricante para evitar danificar a superfície do cooktop.

Conclusão

Agora que você já sabe como limpar cooktop, siga as nossas dicas de maneira regular para fazer a limpeza de forma eficiente e fácil, evitando danos e prolongando sua vida útil.

Ao escolher os produtos adequados e seguir as orientações do fabricante, é possível manter o cooktop como novo por mais tempo e garantir uma cozinha limpa e organizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *