Abertura do post sobre como limpar fogão de vidro: Mulher limpando fogão com luva amarela e esponja verde

Como limpar Fogão de Vidro? Veja um passo a passo rápido para não errar!

Saber como limpar fogão de vidro é uma tarefa importante para manter sua cozinha limpa, além de garantir que o aparelho funcione com eficiência. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre como fazer a limpeza adequada sem danificar a superfície delicada.

Pensando nisso, criamos um passo a passo simples para limpar um fogão de vidro sem complicações. Com essas dicas, você pode limpar seu aparelho com segurança e eficiência, mantendo-o com aparência nova por mais tempo.

Veja também: Nós fizemos análises de ótimos fogões de vidro 4 bocas e fogões de vidro 5 bocas!

Prefere aprender olhando? Selecionamos os melhores tutoriais em vídeo!

Ou clique aqui para ir direto ao passo a passo escrito!

Como limpar Fogão de Vidro no geral:

Como remover gordura encrustada do fogão de vidro:

Como limpar tampas e trempes do Fogão de Vidro:

Passo a passo simples de como limpar fogão de vidro

1. Limpe os queimadores e as grades do fogão separadamente

Os queimadores e as grades são as partes do fogão que mais entram em contato com a comida e, consequentemente, acumulam mais sujeira e gordura. Por isso, o ideal é removê-los para fazer a limpeza separadamente sem danificar outras partes do fogão.

Para limpá-los, você pode usar água morna e sabão neutro ou detergente suave. Deixe-os de molho na solução por alguns minutos e, em seguida, esfregue com uma esponja ou escova macia.

Se houver manchas ou sujeira acumulada, você pode usar uma escova de cerdas mais duras ou uma escova de dentes velha para esfregar as áreas difíceis de alcançar. Essas peças, em geral, podem ser lavadas em máquina de lavar louça – assim, se você tiver uma em sua casa, a limpeza é facilitada.

2. Use uma solução de limpeza

A solução de limpeza de água e vinagre branco é fácil de fazer. Basta misturar quantidades iguais de ambos em um frasco de spray.

Essa é uma forma eficaz e natural de limpar um fogão de vidro, já que o vinagre branco é um produto de limpeza versátil que contém ácido acético, que ajuda a dissolver a sujeira e a gordura acumulada na superfície.

Depois de agitar bem a solução, você pode pulverizá-la sobre a superfície do fogão de vidro e deixá-la agir por aproximadamente 5 minutos (para manchas de água dura ou calcário, deixe a solução agir por cerca de 15 minutos).

Além disso, o vinagre branco tem propriedades antibacterianas naturais, o que significa que ele pode ajudar a eliminar bactérias e germes da superfície do fogão.

3. Esfregue com uma esponja macia

Use uma esponja macia ou um pano de microfibra para esfregar suavemente o fogão, removendo quaisquer manchas e resíduos.

É importante lembrar que não se deve usar esponja de aço sobre a superfície, já que a limpeza abrasiva é capaz de riscar o fogão. Além disso, evite esfregar com movimentos bruscos ou rápido demais.

4. Use bicarbonato de sódio para remover manchas

Para manchas de gordura ou alimentos queimados, aplique um pouco de bicarbonato de sódio na mancha e adicione algumas gotas de água para formar uma pasta.

Deixe a pasta repousar por cerca de 15 minutos antes de esfregar suavemente com uma esponja úmida. O bicarbonato é um composto natural, não tóxico e seguro de usar em superfícies de vidro, sendo abrasivo o suficiente para remover a sujeira e as manchas sem riscar a superfície do vidro.

No entanto, é importante lembrar que o bicarbonato não deve ser usado em excesso ou com muita frequência, pois pode riscar a superfície do vidro. Use com moderação e o remova totalmente após a limpeza.

5. Enxague o fogão

Lembre-se de sempre enxaguar completamente o fogão com água limpa e secá-lo totalmente com um pano macio antes de ligá-lo novamente.

Uma boa dica é finalizar secando com um papel toalha, já que ele não esfarela, pode ser jogado no lixo após a limpeza e não risca o fogão. Além disso, lembre-se de repor as grades, queimadores e botões.

Veja mais 2 dicas de como limpar fogão de vidro para deixá-lo como novo por mais tempo!

1. Espere o fogão esfriar para fazer a limpeza

Para limpar com segurança um fogão após o uso, é importante esperar pelo menos 15 minutos ou até que o aparelho esfrie completamente.

Usar água ou esponja enquanto a superfície do fogão ainda está quente pode causar um choque térmico e danificar o produto, por isso é essencial esperar o resfriamento completo.

2. Faça uma limpeza básica após cada uso

Se possível, procure limpar o fogão sempre após o uso para evitar limpezas mais difíceis depois.

Essa é uma tarefa simples que não leva muito tempo, basta usar um pano úmido ou uma esponja macia para remover qualquer sujeira ou resíduo de comida da superfície.

Veja também: Problemas com seu Fogão? Veja as soluções para os defeitos mais comuns nesse post

Perguntas frequentes sobre como limpar fogão de vidro

É seguro usar produtos químicos para limpar um fogão de vidro?

Sim, desde que sejam produtos específicos para limpeza de vidro ou produtos domésticos seguros.
Não use produtos abrasivos que podem danificar o fogão.

Posso limpar o fogão de vidro com um raspador ou lâmina?

Não é recomendado usar um raspador ou lâmina para limpar um fogão de vidro, pois isso pode arranhar ou danificar a superfície.
Use apenas esponjas macias ou panos de microfibra.

Como remover arranhões do fogão de vidro?

Não é possível remover completamente os arranhões do fogão de vidro.
No entanto, você pode tentar disfarçá-los usando produtos polidores ou misturas caseiras, como a pasta de bicarbonato de sódio e água.

Conclusão

Agora que você já sabe como limpar fogão de vidro, procure manter a limpeza regular para manter o aparelho em bom estado de funcionamento e para garantir uma cozinha limpa e funcional.

Com este passo a passo, você pode limpar seu fogão com segurança e eficiência, usando produtos domésticos seguros e práticas simples, garantindo que o aparelho funcione por muitos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *