Abertura do post sobre como limpar máquina de cortar cabelo: Limpando lâmina de cortador branco

Saiba como limpar máquina de cortar cabelo em 5 passos simples!

Além de serem indispensáveis para a beleza, máquinas de cortar cabelo oferecem praticidade e comodidade tanto para quem trabalha com este eletro como para quem o usa em casa, para dar um toque especial no visual. 

Entretanto, após o uso, é fundamental ter cuidados na limpeza. Mas afinal, você sabe como limpar máquina de cortar cabelo? Neste texto, você aprenderá como fazer isso em 5 passos simples. Siga a leitura! 

Veja também: Sua máquina de cortar cabelo já está bem antiga? Nós selecionamos os melhores cortadores de cabelo da atualidade! Confira!

Prefere aprender olhando? Selecionamos os melhores tutoriais em vídeo!

Ou clique aqui para ir direto ao passo a passo escrito!

Como limpar sua máquina de maneira geral:

Como limpar a máquina de corte sem abri-la:

Como lubrificar sua máquina de corte:

Confira 5 passos simples de como limpar máquina de cortar cabelo!

1. Após cada corte, tire o excesso de cabelo

O primeiro passo pode parecer o mais óbvio de todos: após cada uso, é fundamental limpar todo o excesso de cabelo que fica na máquina. Isso deve ocorrer por um motivo muito simples. O cabelo que fica alojado na máquina, se não for retirado, aos poucos pode danificar o funcionamento do objeto. 

Para tirar o excesso de cabelo, você só precisa de uma escova de cerdas duras, para que esse serviço seja mais rápido. 

2. Limpe as lâminas com álcool 

Você tirou o excesso de cabelo. É o bastante? Não. Você precisa utilizar álcool nas lâminas, para que o risco de transmissão de doenças seja minimizado

Como o material entra em contato com o couro cabeludo, naturalmente pode carregar material suficiente para contaminar outras pessoas, se estamos falando de um salão de beleza ou barbearia, ou mesmo se estamos falando de um uso doméstico. 

Para executar a limpeza, você precisa de um papel ou pano limpo. Coloque álcool e passe demoradamente nas lâminas, até perceber que não há nenhum resquício de cabelo. É importante dizer que tanto este passo como o anterior devem ser feitos após cada corte.

3. Retire as lâminas para limpeza de tempos em tempos

Se você pensa que a limpeza da sua máquina acabou no passo anterior, veja só. Por mais que os pedacinhos de cabelo tenham sido quando a máquina estava ligada com as lâminas submersas em uma solução com álcool, pode haver mais sujeira que não sai facilmente

Nesse momento, o que você pode fazer é desparafusar as lâminas da máquina. É muito provável que você veja mais uma vez pedacinhos de cabelo alojados tanto na espuma como em regiões que ficam escondidas sem desparafusar. 

Utilize uma escova para retirar os pedaços de cabelo. Como as lâminas estão soltas, lave-as com água e sabão até você ver que não restou nenhuma sujeira. Após isso, basta parafusá-las novamente e o seu aparelho está pronto para usar. 

4. Lubrifique após cada limpeza

Cada limpeza que você faz com o álcool vai exigir uma rápida lubrificação das peças

E para fazer isso, não tem segredo. Você só precisa passar o óleo recomendado para a máquina de cortar cabelo na superfície das lâminas, ligá-la para deixar que as peças absorvam o material e está pronto. 

Veja mais 3 dicas úteis para deixar sua máquina de cortar cabelo sempre nova

1. Utilize vinagre branco para limpar as lâminas

Algumas substâncias têm um poder de limpeza bem eficaz. Uma delas é o vinagre branco. Você pode preparar uma vasilha e enchê-la até ver que as lâminas da sua máquina ficam submersas. Daí, basta colocá-las lá e esperar por cerca de 1 minuto. 

Retire as lâminas e lave-as com água corrente. Use um papel ou pano limpo para enxugar e está feito. Suas lâminas estão bem limpas novamente.

2. Ao lubrificar as lâminas, se certifique de que elas estão para baixo

As lâminas para cima podem fazer com que o óleo lubrificante entre no motor. E se isso ocorrer, a máquina pode começar a ter problemas de funcionamento, por causa da reação química que ocorre depois que o calor age sobre o óleo. Então, sempre que lubrificar a máquina, deixe as lâminas apontadas para baixo.

3. Evite pendurar uma máquina pelo cabo

Pendurar a máquina pelo cabo pode fazer com que pouco a pouco os fios se rompam. Isso além de causar mau funcionamento, pode trazer riscos de choque

Perguntas frequentes sobre como limpar máquina de cortar cabelo

Deve-se limpar as lâminas com água quente ou fria?

Para fins mais práticos, é melhor que as lâminas sejam limpas com água quente. Mas cuidado, não precisa ser escaldante.
Basta que seja quente o suficiente para amolecer os pedaços de cabelo mais rápido e facilitar na limpeza. 

Qual a frequência para lubrificar as lâminas da máquina?

Não há um consenso que determine um tempo ideal. O melhor é que a cada semana as lâminas recebam um pouco de óleo, para que o corte esteja sempre afiado e preciso.
Porém, a depender da situação, é possível que esse tempo diminua e que haja mais lubrificações em menos espaço de tempo.

Como usar o Barbicide para limpar as lâminas?

Basta você utilizar uma vasilha e se certificar que as lâminas ficarão submersas. Para preparar a mistura, você só precisa ver as instruções do produto para a quantidade da mistura.
O tempo recomendado para que as lâminas descansem é de 10 minutos.

Conclusão

Neste texto, você aprendeu um passo a passo simples de como limpar sua máquina de cortar cabelo. Além disso, você entendeu que são processos simples, que se não são negligenciados, garantem uma durabilidade maior para o aparelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *