Abertura do post sobre como usar barbeador elétrico: Homem se barbeando com barbeador azul

Veja 7 dicas de como usar Barbeador Elétrico da forma correta!

O cuidado com a barba é fundamental na saúde e também beleza masculina. Por isso que muitos homens utilizam o barbeador elétrico para tornar esse trabalho mais fácil. Porém, além de ter esse aparelho em mãos, também é necessário saber como usar barbeador elétrico da forma correta.

Esses cuidados são importantes tanto para obter o melhor resultado estético quanto para aumentar a vida útil do aparelho. E não são difíceis de implementar no seu dia a dia. Acompanhe e confira aqui 7 dicas para usar melhor o seu barbeador elétrico.

Veja também: Nós analisamos os barbeadores elétricos mais indicados atualmente!

Prefere aprender olhando? Selecionamos os melhores tutoriais em vídeo!

Ou clique aqui para ir direto ao passo a passo escrito!

Veja como usar variados tipos de barbeadores!

Veja como usar um Barbeador Elétrico Rotativo!

1. Escolha o modelo certo de barbeador

Existe uma grande variedade de aparelhos de barbear elétricos, cada um com suas próprias qualidades. Sendo assim, dependendo da forma como você pretende fazer a sua barba, deve buscar modelos específicos.

Você pode usar um modelo simples apenas para aparar a barba e deixar a pele mais lisa, enquanto outros são mais adequados para diferentes tipos de cortes ou detalhes. Para quem faz a barba durante o banho, é necessário um aparelho à prova d’água. Além de considerar se você tem pelos muito grossos ou a pele sensível.

2. Confira se as lâminas estão cegas

As lâminas do barbeador podem durar um bom tempo, em torno de 4 meses com uso regular, mas sempre se desgastam em algum momento. E fazer a barba com lâminas cegas pode causar irritação, pelos encravados ou mesmo cortes diretos na pele.

Antes de começar a se barbear, abra o aparelho e confira se as lâminas estão em bom estado, se não há ferrugem nem desgaste excessivo. Caso haja algum problema, troque as lâminas antes de continuar usando o aparelho. Assim, o barbear será mais rente e confortável.

3. Não pressione demais o aparelho contra o rosto

Algumas pessoas tendem a forçar o barbeador elétrico contra a pele, tentando fazer com que o corte fique o mais rente possível. Porém, o que realmente acontece é que as lâminas tocam na pele e causam irritação, sem melhorar suas chances de um corte rente e pele lisa.

Ao invés de forçar o aparelho, você deve verificar a altura da lâmina e ajustá-la para que a barba fique na altura correta depois do corte. Assim, você consegue um barbear mais rente e limpo sem prejudicar a sua pele.

4. Tome cuidado com pré e o pós-barba

Parte de usar o barbeador elétrico é saber como preparar o rosto para o corte e como cuidar dele após o barbear. Mesmo que o aparelho seja bem ajustado e suave, a passagem da lâmina na pele ainda causa alguns danos se não for feita com cuidado.

Primeiro, é importante usar a espuma ou gel de barbear, para que a lâmina deslize sem causar arrastos. Também pode usar água morna para abrir os poros e evitar pelos encravados. Após barbear, faça a limpeza adequada do rosto, removendo toda a espuma e mesmo aplicando uma loção pós-barba, para mais conforto.

5. Barbeie no sentido correto

A direção na qual você move o barbeador elétrico também determina qual será a qualidade do corte. A lâmina deve se mover na direção oposta à qual a barba cresce, para garantir que eles sejam retirados por completo e não fiquem algumas pontas encravadas.

Isso é bem fácil quando o barbeador é unidirecional, mas um pouco mais difícil quando ele usa lâminas giratórias. Nesse caso, o ideal é girar o aparelho para acompanhar as curvas do rosto.

6. Mantenha o aparelho limpo

Para garantir a maior durabilidade possível para o seu aparelho, o ideal é fazer alguma manutenção no dia a dia. O mais óbvio é a limpeza das lâminas, removendo restos de espuma e barba que ficaram agarrados para reduzir seu desgaste.

Também é importante olhar o interior do aparelho e ver se há alguma sujeira nos contatos ou no motor. Quando isso acontece, ele perde parte da eficiência, aquecendo mais e perdendo parte de sua vida útil.

7. Evite se barbear com um aparelho descarregado

Se o seu barbeador elétrico é sem fio, então você deve garantir que ele tem bastante carga antes de começar a usar. Se o aparelho fica com bateria fraca no meio do barbear, ele perde potência, o que reduz a qualidade do corte.

Também é bastante inconveniente ter que interromper um barbear incompleto. Por isso é recomendado recarregar o aparelho após cada uso.

Perguntas frequentes sobre como usar barbeador elétrico

Barbeador elétrico serve para depilar o corpo?

Sim, você pode usar o barbeador elétrico em qualquer parte do corpo. Basta tomar os mesmos cuidados que toma com o rosto, usando a espuma ou gel e evitando pressionar.
Não se esqueça de remover todos os pelos das lâminas, especialmente ao depilar partes sensíveis, como as axilas ou a virilha.

Quanto tempo dura a bateria um barbeador elétrico?

Em geral, a bateria de um barbeador elétrico dura em torno de 30 a 45 minutos de uso corrido. Isso representa, em média, o tempo necessário para fazer a barba 15 vezes.
Claro, essa estimativa muda se você utiliza o mesmo aparelho em outras partes do corpo e se outras pessoas na casa também o utilizam regularmente.

Como se limpa um barbeador elétrico?

Se o barbeador elétrico é à prova d’água, você pode limpar a parte de fora em água corrente. Depois, remova a cabeça com as lâminas e limpe-as separadamente.
Deixe as duas partes secarem antes de encaixá-las novamente e o aparelho já está pronto para ser usado novamente.

Conclusão

Se você souber como usar barbeador elétrico corretamente, ele dura mais tempo e também proporciona um barbear mais suave e limpo. São pequenos hábitos que você pode implementar facilmente no dia a dia, mas que fazem bastante diferença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *