Imagem destaque do post sobre como usar chuveiro elétrico: Ducha multitemperaturas ligada

Veja 7 dicas preciosas e como usar o Chuveiro Elétrico corretamente!

Se você tem um chuveiro elétrico em casa, provavelmente precisa ter certos cuidados para que seu funcionamento seja o melhor possível. Isso quer dizer que seus cuidados devem ir desde a instalação até mesmo o consumo de água. 

Neste texto, você vai aprender 7 dicas preciosas de como usar chuveiro elétrico corretamente. Vamos lá?

Veja também: Fizemos um Guia de Compras sobres os modelos de chuveiro elétrico mais bem avaliados atualmente! Não deixe de conferir!

7 dicas preciosas de como usar o chuveiro elétrico da forma certa!

1. Cuidado com a economia

Se há vários aparelhos ligados na sua casa, pense: será que eu preciso mesmo ligar o chuveiro elétrico justo agora que tem televisão, microondas, geladeira, ventilador, celular carregando, computador ligado? 

Ter esse questionamento é importante, porque no final do mês pode evitar aquela surpresa desagradável na sua conta de luz.

2. Preste atenção na troca de temperatura

Há chuveiros elétricos que não são tão modernos e que precisam ter uma temperatura selecionada antes de começar o banho. Há outros que possuem hastes que permitem a troca de temperatura durante o banho. 

Ou seja, se seu chuveiro é mais simples, não precisa correr o risco levar um choque ao mudar a temperatura enquanto estiver no banho. 

3. A resistência queimou? Jogue fora!

Esse é um daqueles casos um pouco tristes de aceitar, mas é um fato. Se a resistência de um chuveiro elétrico queimou, não tem o que fazer. Tentar “aproveitá-la” pode, além de ser um risco para quem usa, também pode danificar o aparelho. 

Se isso ocorrer com você, procure entender os motivos que fizeram a resistência queimar e busque uma nova resistência.

4. Na dúvida, busque um profissional

Para você usar corretamente o seu chuveiro elétrico, é preciso que ele esteja bem instalado. Isso parece óbvio para alguns, mas para muitas pessoas não é tão fácil instalar este aparelho. 

Apesar de que todos os fabricantes enviem manual de instalação junto com o produto, é uma boa ideia garantir a própria segurança e da família durante um banho. Por isso, se tiver dificuldades, chame um profissional para fazer a instalação do objeto corretamente. 

5. Chuveiro não é cachoeira

Há dias em que a vontade é a de passar horas debaixo do chuveiro elétrico

Porém, mais do que 10 minutos de banho garantem uma sobrecarga no aparelho além de ser um grande desperdício de água. Fora isso, banhos acima deste tempo são perigosos tanto para a sua pele como para o seu próprio bolso na conta de luz.

6. Atenção com os circuitos elétricos

Se na sua casa há mais de um chuveiro elétrico, cuidado com os circuitos. Se eles não estiverem bem estruturados, o resultado é que nunca será possível utilizar dois chuveiros elétricos ao mesmo tempo, porque há uma sobrecarga e não há funcionamento. 

O maior risco de uma queda repentina de energia é que o próprio aparelho pode ser danificado.

7. Não tenha pena do registro

Imagine a situação: você está naquele dia frio e quer a água o mais quente possível. Daí, você leu em algum lugar ou ouviu de alguém que não abrir demais o registro ajudaria a deixar a água mais quente. Se você se identificou com essa cena (ou se você faz exatamente isso que a cena descreveu), tome cuidado: não contaram para você que essa ação pode acabar com o chuveiro.

Quanto menos o registro está aberto, mais força a resistência tem que fazer, porque o aparelho foi construído para ter um tipo de fluxo. Com o passar do tempo, a resistência tende a queimar.

Curiosidade: Veja nosso post sobrem quem inventou o chuveiro elétrico!

Perguntas frequentes sobre como usar chuveiro elétrico

Como saber quanto consome um chuveiro elétrico?

De acordo com a Procel, chuveiros elétricos de 4.500W consomem em média 72 kWh enquanto que aparelhos de 5.500W consomem 88 kWh, considerando o uso mensal durante 32 minutos por dia.
Dependendo da cidade, é possível ter uma média de qual valor aparecerá na conta de luz.

Como utilizar a haste de regulação de temperatura do chuveiro elétrico?

A facilidade que as hastes de regulação trazem está no fato de que você só precisa encaixar em um espaço adequado do chuveiro e girar em sentido horário ou anti-horário para poder ajustar a temperatura.

Como trocar uma resistência queimada?

Primeiro de tudo, desligue qualquer tipo de circuito que tenha ligação com o chuveiro ou mesmo com a casa inteira. Após isso, com ferramentas apropriadas, tire a resistência queimada e troque pela nova. Ao finalizar esse processo, certifique-se de que está tudo certo e ligue novamente a energia. 

Deixe a água vazar por alguns segundos, para testar a resistência. Entretanto, se você quiser que o processo seja mais seguro, chame um profissional.

Conclusão

Neste texto, você viu 7 dicas de como usar o chuveiro elétrico corretamente. Não é preciso explicar muito que segui-las vai causar um impacto positivo tanto na sua conta de luz como na vida útil do seu aparelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *