Abertura do post sobre como usar o filtro do liquidificador: Mulher manuseando o filtro

Confira 5 dicas de como usar o filtro do liquidificador corretamente!

O liquidificador é um eletrodoméstico bastante útil, especialmente para quem gosta de fazer sucos naturais direto da fruta. E quem prefere o suco feito apenas com a polpa, sem sementes trituradas, também pode fazê-lo em casa com a ajuda do filtro do liquidificador.

É uma peça bem simples que separa o líquido da fruta da parte sólida, permitindo tirar um suco puro e limpo sem ter que usar um coador externo. Porém, também é uma peça que causa alguma confusão, pois nem todos sabem como usá-la corretamente.

Pensando nisso, listamos aqui algumas dicas para usar o filtro do liquidificador da forma correta. Acompanhe!

Veja também: Precisando de um liquidificador novo? Veja nossa lista dos melhores liquidificadores da atualidade!

Prefere aprender olhando? Selecionamos os melhores tutoriais em vídeo!

Ou clique aqui para ir direto ao passo a passo escrito!

Como usar o filtro do liquidificador de maneira geral:

Como fazer suco de maracujá usando o filtro:

Como fazer suco de abacaxi usando o filtro:

Veja aqui 5 dicas de como usar o filtro do liquidificador do jeito certo!

1. Faça o encaixe certo do filtro do liquidificador

A parte mais importante para o uso do filtro do liquidificador é o encaixe adequado. Essa peça tem formato de tubo, onde um dos lados tem o filtro em si. Para poder usá-lo, você deve posicionar o filtro para baixo e encaixá-lo na base do liquidificador, dentro da jarra, ao redor das lâminas. Esse encaixe deve ser perfeito, para evitar vazamentos ou instabilidade da peça.

2. Atenção com a tampa

Juntamente com a base, a tampa também serve como sustentação para o filtro do liquidificador. A parte superior do filtro deve se encaixar na abertura no centro da tampa, criando um segundo ponto fixo. Isso também aplica uma pequena força na parte de baixo do tubo, ajudando na sua vedação.

3. Cuidado ao inserir a fruta

A abertura na tampa do liquidificador também serve para a inserção de alguns ingredientes, especialmente com o uso do filtro. Se você coloca uma porção de frutas por essa abertura, o conteúdo cai diretamente sobre a lâmina e dentro do tubo do filtro do liquidificador. 

Depois, você coloca a tampa menor para fechar a abertura e pode ligar o liquidificador. A casca e sementes trituradas ficam dentro do filtro, enquanto o líquido sai. Para facilitar o processo, você pode colocar um pouco de água pela abertura, para diluir o suco.

4. Deixe o aparelho bem firme na bancada

Por questão de segurança, o liquidificador deve sempre estar bem fixado sobre a bancada enquanto estiver ligado, o que é normal em qualquer uso. Mas é ainda mais importante se você estiver usando o filtro. Deixar o aparelho instável pode deslocar a tampa ou o encaixe, danificando a peça e afetando sua vedação.

5. Remova o filtro do liquidificador por último

O último cuidado que você precisa com o filtro de liquidificador está na hora de servir. Primeiro, ajuste a tampa para que a abertura fique na posição correta. Segundo, despeje o conteúdo líquido em outro recipiente sem remover o filtro. 

Agora seu suco está servido e você pode remover o filtro, deixando apenas a parte sólida triturada, que pode ser jogada fora. Depois, basta limpar o liquidificador para usá-lo novamente.

Perguntas frequentes sobre o filtro do liquidificador

Como limpar o filtro do liquidificador?

A forma mais prática de limpar o filtro do liquidificador é colocando água e usando a função “pulsar” do aparelho. Com cada pulso, a água bate rapidamente contra os restos da fruta no filtro, fazendo com que ela se solte mais facilmente.
Você também pode fazer a limpeza manual, mas o ideal é não utilizar a parte áspera da esponja. Ela pode causar ranhuras que levam ao acúmulo de bactérias ou deformar o produto, prejudicando sua vedação.

O que não pode colocar no liquidificador?

É importante não utilizar líquidos quentes no liquidificador, nem para a limpeza do filtro. Cada jarra e motor tem um limite de temperatura que pode suportar normalmente, o qual costuma ser de, no máximo, 80ºC, bem abaixo do ponto de fervura da água.
Existem jarras e aparelhos adequados para essas temperaturas mais elevadas, mas não são todos. Esse é um detalhe que você precisa conferir no manual do produto com antecedência.

Conclusão

Saber como usar o filtro do liquidificador corretamente traz um ganho tanto na qualidade das suas receitas quanto em segurança. Assim, você pode aproveitar sucos mais puros e limpos, sem se preocupar com as sementes.

Se estiver em dúvida, não se esqueça de conferir o manual do produto. Ele terá sempre detalhes sobre como fazer o encaixe correto e utilizar o aparelho com segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *