Abertura do post sobre como usar Forno Elétrico: Mulher inserindo pizza em forno

Como usar Forno Elétrico? Confira 6 dicas para extrair o máximo desse eletro!

Poder preparar refeições em casa ou aquecer pratos é bem conveniente, tanto que muitos não se dão conta disso até sentirem falta dessa facilidade. Um forno, por mais simples que seja, abre muitas possibilidades sobre o que pode ser preparado dentro de casa. Depois de aprender como usar Forno Elétrico, por exemplo, é difícil viver sem ele.

O modelo elétrico é uma boa alternativa àqueles a gás, mas não significa que exige menos cuidados. No dia a dia, é importante ter alguma atenção para usá-lo da forma correta. Além disso, com algumas atitudes bem simples, você melhora bastante a qualidade dos seus pratos.

Veja também: Nós analisamos os melhores fornos elétricos da atualidade!

Selecionamos os melhores vídeos ensinando a usar forno elétrico!

Ou clique aqui para ir direto ao passo a passo escrito!

Como usar forno elétrico de forma geral:

Como assar bolo no forno elétrico:

Como assar pizza no forno elétrico:

Vamos as 6 dicas de como usar Forno elétrico!

1. Pré-aquecer antes de cozinhar

Uma orientação bem comum antes de preparar diversas receitas no forno é o pré-aquecimento, que é deixar o forno ligado na temperatura de cozimento por algum tempo antes de começar. Um passo que muitas pessoas pulam, seja por esquecerem ou por acharem que não é algo necessário.

Porém, o pré-aquecimento do Forno Elétrico pode ajudar bastante na preparação. Primeiro, o interior do forno já está na temperatura adequada, ou seja, não precisa esquentar com o prato ainda lá dentro. Isso melhora tanto o sabor quanto a economia de energia, já que leva mais tempo para esquentar o forno quando há algo lá dentro absorvendo o calor lentamente.

2. Use os diferentes tipos de aquecimento

Dependendo do seu modelo de Forno Elétrico, ele pode vir com vários tipos de aquecimento e modos de preparo. Por exemplo, para assar um pedaço de carne mais grosso, alguns fornos têm um modo grelha especificamente para isso.

Alguns alimentos ficam melhores com calor vindo de cima, outros precisam de uma distribuição uniforme, etc. Se o seu Forno Elétrico apresenta essas diferentes funções, vale a pena dar uma lida no manual da fabricante e entender para quais receitas cada um é indicado.

3. Use bem o temporizador e o termostato

Cada receita tem um tempo de preparo recomendado, já levando em conta a temperatura ideal. E muitos modelos novos também vêm com um temporizador e um termostato. O primeiro é um relógio que desliga o forno automaticamente e o segundo monitora a temperatura a cada momento.

São ferramentas bem simples, mas que ajudam bastante na hora de cozinhar. Marcar o tempo no próprio aparelho evita que o alimento cozinhe por mais ou menos tempo que o necessário. E o termostato ajuda a conferir se o forno está na temperatura certa.

4. Olhe o alimento sem abrir a porta

É importante ficar de olho na comida enquanto ela é preparada. Por isso que muitos desses fornos têm uma porta transparente e uma luz interna. Assim, você pode conferir se a comida está cozinhando bem sem ter que abrir a porta.

Se parecer que ela está cozinhando rápido demais ou pode queimar, você pode diminuir um pouco a temperatura ou apenas desligar o aparelho. O calor que sobra no ar vai continuar cozinhando o prato por alguns minutos.

5. Atenção com os materiais que coloca no Forno Elétrico

É comum ter dúvidas sobre o que pode ou não entrar no Forno Elétrico. O papel alumínio, por exemplo, é perfeitamente seguro, diferente do que acontece em um forno micro-ondas. Na verdade, ele é bastante recomendado para cobrir certos alimentos e preservar o sabor.

Fora isso, o recomendado é usar apenas utensílios de vidro ou metal feitos para cozinhar. Objetos de plástico ou cerâmica, como pratos, podem ser danificados pelo calor. No geral, as regras são as mesmas de um forno convencional a gás.

6. Retirar ou não retirar o alimento

Mesmo depois de tocar o alarme, pode ser que o seu prato precise de alguns minutos a mais de preparo. Porém, se você abrir a porta, o calor sai e o forno gasta mais tempo para se recuperar. Para algumas receitas, como bolos, abrir e fechar a porta pode até estragar o resultado.

De novo, basta usar a luz interna e olhar pela porta. Se ainda não estiver no ponto, basta deixar mais alguns minutos com o forno ligado.

Veja também: Fizemos um apanhado das soluções para os problemas mais comuns com Fornos Elétricos! Veja aqui!

Perguntas frequentes sobre como usar o Forno Elétrico

O que fazer para usar o Forno Elétrico pela primeira vez?

Antes de usar um Forno Elétrico novo, o ideal é realizar um procedimento de preparo inicial. Ele envolve retirar todas as peças da embalagem, montar o aparelho, ligá-lo por alguns minutos em temperatura alta e depois abri-lo para arejar.
Depois de esfriar, basta limpá-lo com uma esponja ou um pano não-abrasivo. Isso ajuda a esterilizar seu interior antes de ser usado para cozinhar.

Como usar o Forno Elétrico para esquentar comida?

Assim como um micro-ondas, você pode usar o Forno Elétrico para reaquecer comida já pronta. Basta colocar o alimento em um recipiente adequado para o forno e deixá-lo lá por poucos minutos em temperatura baixa.
Você também pode colocar um segundo recipiente com água no forno se quiser. Isso evita que o alimento fique desidratado.

Dá para fazer bolo no Forno Elétrico?

Sim, o Forno Elétrico é perfeito para assar bolos, da mesma forma que um forno tradicional a gás. Basta seguir as mesmas orientações e preparar a massa corretamente.
A única diferença relevante é que alguns modelos têm métodos diferentes de preparo, como a direção da qual o calor vem e se há ventilação interna. Veja no manual qual modo é mais indicado para assar bolos.

Conclusão

Depois de aprender como usar o Forno Elétrico melhor, você não vai ter dificuldade para criar excelentes receitas em casa. Basta continuar tomando alguns cuidados no dia a dia e aproveitando suas funcionalidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *