Abertura do post sobre como usar lava louças: Mulher colocando pratos em lava louças

Aprenda a usar Lava-louças em 6 passos simples!

Imagine chegar de um dia cansativo de trabalho, mas ter a disposição de fazer uma comida rápida. Após preparar tudo e comer, será que você teria disposição para lavar tudo? Seria melhor ter uma Lava-louças, para facilitar este trabalho. 

Neste texto, você vai aprender a usar Lava-louças em 6 passos simples. Continue a leitura!

Veja também: Pensando em trocar de lava louças? Veja nossa análise das melhores máquinas de lavar louça do mercado!

Prefere aprender olhando? Selecionamos os melhores tutoriais em vídeo!

Ou clique aqui para ir direto ao passo a passo escrito!

Tutorial completo de como usar Lava Louça:

Dicas para usar uma Lava Louças grande (14 serviços)

Confira um passo a passo simples de como usar lava louças

1. Antes de colocar qualquer coisa, tire o excesso

Uma Lava-louças não tem um jato de água, que pode retirar facilmente os restos de alimentos do prato, como as torneiras. Isso quer dizer que, no seu funcionamento, ela conta com bombeamento de água. 

Se em algum momento houver restos de comida, estes podem escapar para os drenos, entupindo-os e causando um mau funcionamento do eletrodoméstico. Sendo assim, antes de colocar seu prato, retire bem o excesso de sujeira. 

2. Saiba o que pode colocar na Lava-louças

De modo simples, tudo o que for talher, prato, potes de metal (nada de plástico), xícaras de vidro ou cerâmica (nada de cristal) e utensílios de silicone podem estar na Lava-louças. 

Uma coisa importante é dispor cada tipo de louça separada por tipo. Ou seja, de um lado você organiza os pratos, do outro os talheres, panelas etc. Isso ajuda a ter mais organização na hora do trabalho da máquina e também na hora de retirar tudo. 

Observação: prefira sempre deixar as panelas de cabeça para baixo, a fim de não haver acúmulo de água

3. Saiba o que não pode colocar na Lava-louças

Pratos ou copos são tranquilos. Mas nem todo tipo de louça é apropriada para uma Lava-louças, é necessário também ter em conta o material. Assim, potes de plástico, colheres de madeira, frigideiras e até mamadeiras são exemplos do que não pode ir

Acontece que o próprio funcionamento do eletrodoméstico pode danificar de alguma maneira aquele tipo de louça e, o que era para ser uma economia de trabalho, poderá se transformar numa chateação. O ideal é que você prefira lavá-los da maneira tradicional.

4. Não utilize detergente comum

Você já chegou a ouvir a história de que espuma não é critério de que há limpeza? 

Pois bem, isso se aplica totalmente ao funcionamento de uma Lava-louças. Esses eletrodomésticos não podem entrar em contato com detergentes convencionais, porque isso fará crescer muita espuma, que pode até escapar da máquina. 

No final, o resultado não é como o esperado e não vai causar nenhum efeito. Isso quer dizer que Lava-louças não podem usar detergente? Não. Há produtos especiais para este tipo de eletrodoméstico.

5. Limpe o eletrodoméstico constantemente

Assim como a pia da sua casa fica suja após limpar toda a louça, uma Lava-louças também contém impurezas que precisam ser retiradas regularmente. Para limpar o eletrodoméstico, você pode simplesmente retirar as grades, os filtros para lavar com água e detergente neutro. 

Limpe por dentro do aparelho, para retirar qualquer tipo de gordura ou sujeira. Após os componentes que você tirou estarem limpos, retorne-os. Depois, basta limpar a parte exterior para retirar também qualquer tipo de gordura. 

6. Ná dúvida do que fazer, consulte o manual

Embora o funcionamento de uma Lava-louças seja simples e sua limpeza também, pode ser que outras dúvidas surjam. Isso porque há modelos diferentes, com funções diferentes e isso pode ser um pouco confuso. 

Por isso, se você tiver alguma dúvida de como deve lavar uma xícara de vidro ou quanto tempo deixar um prato, não deixe de consultar o manual do seu produto. É a maneira mais segura de você encontrar o que deve fazer. 

Veja mais 3 dicas de como usar lava louças de forma mais eficiente!

1. Sempre utilize secantes

Fáceis de encontrar, secantes são substâncias que dificultam que o material lavado fique úmido demais. Ou seja, no processo de enxágue, as louças já chegam no processo de evaporação com mais facilidade para estarem secas. 

2. Nunca abra a Lava-louças enquanto ela estiver funcionando

Esse é um erro que pode custar bem caro. Para você ter noção, a pele humana já pode ser queimada estando a 43ºC. Durante o funcionamento de uma Lava-louças, a temperatura da água está acima de 60ºC

Ao abrir a porta da Lava-louças, você corre o risco de receber respingos d’água por causa dos processos que ocorrem. Desta forma, jamais tente este tipo de coisa. 

3. Não é preciso molhar a louça antes de colocar na máquina

Como o próprio aparelho já faz o serviço de lavagem, enxágue e secagem, molhar a louça antes se torna desnecessário. Para lembrar mais uma vez: a única coisa que você precisa fazer é não colocar as louças com restos de comida. 

Veja também: Aprenda a limpar sua máquina de lavar louça!

Perguntas frequentes sobre como usar lava louças

Quanto tempo deixar a Lava-louças trabalhar?

Como a temperatura dentro do aparelho é muito alta, estando entre 60ºC e 80ºC, a depender do processo, o processo pode levar cerca de 30 minutos para ser concluído.
É claro que esse tempo vai depender do que há dentro do aparelho.

Como economizar mais energia ao usar a Lava-louças?

Diferente do que pode parecer, uma Lava-louças não gasta tanta energia assim. De acordo com a tabela da Procel, um gasto mensal, com 40 minutos de uso, tem 30 kWh. 
Então, o cálculo de quanto o seu funcionamento vai custar no final do mês depende bastante da região em que você mora e do volume de uso.

É melhor lavar a maior quantidade possível de louça?

Depende da situação e do seu aparelho. Se não houver problema em acumular certa quantidade de louça, para poder lavar tudo de uma vez, seja porque o dia está corrido ou por algum outro motivo, então é possível. 
Mas você também pode optar por várias lavagens, para não acumular.

Conclusão

Neste texto, você conferiu um passo a passo simples de como usar uma Lava-louças. Você deve ter percebido a praticidade que esse eletrodoméstico traz e ainda conferiu boas práticas ao lidar com ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *