Abertura do post sobre cooktop a gás ou indução: Homem cozinhando em cooktop de indução

Cooktop a gás ou indução? Saiba qual o ideal para o seu perfil!

Muitas casas e apartamentos modernos são projetados com um cooktop em mente em vez de um fogão. O aparelho é integrado no próprio design da cozinha, o que o torna mais eficiente e elegante. Porém, há uma escolha importante durante o planejamento: cooktop a gás ou indução.

O cooktop a gás é bem similar a um fogão, mas apenas com a parte de cima. É prático para quem não usa muito o forno e quer uma cozinha mais compacta. O modelo por indução é um tipo de fogão elétrico que aquece a panela usando um campo eletromagnético ao invés de uma fonte de calor direta.

Cada modelo tem seus prós e contras, então a escolha certa depende do seu perfil e da infraestrutura do imóvel. Acompanhe e confira as principais vantagens e desvantagens de cada modelo para tomar a decisão certa.

Veja também: Nós analisamos os melhores cooktops a gás 5 bocas!

Vantagens e desvantagens do cooktop a gás

Custo inicial mais baixo

Investir em um cooktop a gás é mais barato que os modelos elétricos, o que é ideal para quem tem um orçamento mais baixo. Em muitos casos, ele apresenta entre metade ou um terço do preço de um cooktop por indução similar com o mesmo número de bocas.

Maior custo final por uso

Apesar do custo inicial reduzido, o cooktop a gás tende a apresentar um custo mais alto em comparação com o modelo de indução. Em grande parte, isso se deve ao seu potencial econômico, que aproveita ao máximo o consumo de energia, o que costuma levar a menos despesas. Porém, uma comparação completa só pode ser feita comparando o preço do gás natural ou botijão com a tarifa de luz.

Funciona independente de energia elétrica

Outro ponto a favor do cooktop a gás é justamente sua independência em relação à eletricidade. Assim, é possível cozinhar mesmo quando ocorre uma queda de energia, por exemplo. Esse nível de consistência pode ser bastante útil em locais com maior risco de tempestade e queda de luz.

Vantagens e desvantagens do cooktop por indução

Mais segurança

Ao invés de aquecer a superfície para depois passar o calor para a panela, o cooktop por indução usa uma corrente magnética para transferir energia diretamente para a panela. Assim, o ponto de contato só é aquecido quando há contato com a panela, o que diminui o risco de queimaduras acidentais.

Exige uma panela específica

Além do maior custo inicial, o cooktop por indução também exige panelas específicas para seu funcionamento. Para garantir que o calor seja bem distribuído, é necessário utilizar panelas de fundo plano reforçado ou fundo triplo.

Caso contrário, a curvatura da panela pode dificultar a geração de calor e fazer com que ele seja distribuído de forma inconsistente pelo alimento. Além disso, toda panela deve ser feita de ferro ou aço inox, ou não haverá indução da corrente elétrica.

Limpeza mais fácil

O uso do gás geralmente causa mais sujeira, pois ele pode se misturar com outras substâncias e criar fuligem. Como resultado, é necessário limpar o fogão com mais frequência. 

O cooktop por indução não apresenta esse problema, sendo bem mais fácil de higienizar. Ele também não possui peças individuais para passagem do gás, então não é necessário desmontar as bocas do fogão para higienizá-las.

Perguntas frequentes sobre cooktop a gás ou indução

Qual a vida útil de um cooktop?

Se for bem cuidado, um cooktop tem expectativa de vida útil de até 10 anos, considerando uso regular e higienização adequada.
Esse tempo sofre variação quando o aparelho é usado com mais frequência que o esperado ou não recebe os cuidados necessários no dia a dia.

O que não pode fazer no cooktop?

Durante a limpeza do cooktop, o ideal é não utilizar materiais muito abrasivos em sua limpeza. Isso danifica sua superfície e pode diminuir sua eficiência.
Panelas com fundo plano são ideais para todos os modelos, pois evitam que o cooktop seja arranhado durante a preparação das refeições.

O que é melhor, cooktop de vidro ou inox?

O modelo de cooktop por indução em inox se destaca tanto pela sua durabilidade quanto pelo seu visual, que combina muito com uma cozinha em estilo industrial.
Já o modelo de cooktop em vidro tende a ser mais elegante, além de ser mais fácil de limpar usando apenas um pano úmido.

Conclusão

Com essas informações, você pode decidir se quer um cooktop a gás ou indução em sua cozinha. É uma questão de optar por mais segurança, mais praticidade, economia a longo prazo ou a curto prazo em seu projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *