Mulher segurando ferro de passar com a base queimada

O Ferro de Passar não funciona? Veja os principais problemas e possíveis soluções!

Já teve que passar aquela roupa em cima da hora e, de repente, o ferro não funcionava? Irônico ou não, essas situações ajudam a perceber que o eletrodoméstico pode apresentar comportamentos que merecem uma atenção maior

Neste texto, você vai ver quais são os principais problemas que ocorrem com ferros de passar e possíveis soluções. Confira!

Veja também: Fizemos uma análise completa dos melhores ferros da atualidade! Não deixe de conferir!

Os maiores problemas que ocorrem com um ferro de passar

1. O ferro de passar fica grudando na roupa

Esse é talvez um dos problemas campeões. O ferro gruda porque, com o passar do tempo, os resíduos ficam na superfície de contato. Isso se deve à falta de limpeza adequada, já que nem todo ferro de passar possui o mesmo material na zona de contato. 

Por isso, uma solução com água e vinagre branco pode servir para limpar a superfície e acabar por um tempo com o incômodo de ter que ficar balançando a roupa grudada no ferro. 

2. O ferro de passar solta água quando não deve

Esse problema ocorre porque a temperatura não está quente o suficiente. Os fabricantes recomendam o ponto certo para o ferro esquentar e isso pode ser conferido no manual. Além disso, os ferros precisam estar na função vapor. 

Mesmo assim, se o problema persistir, outra solução pode ser buscar ajuda técnica para fazer manutenção. 

3. O ferro de passar fica com mancha preta

Aqui é mais um daqueles casos de muito tempo de uso. Acontece que o ferro, como todo eletrodoméstico, tem partes que, quando muito exigidas, tendem a se desgastar. Mudanças de temperatura, de tipo de roupa, do próprio manuseio etc contribuem para as manchas aparecerem. Mas isso é absolutamente normal. 

O que você pode fazer é simplesmente pegar um pouco de vinagre branco, colocar em uma esponja e passar sobre a superfície manchada. O vinagre é ótimo quando se trata de resolver problemas desta natureza

4. O ferro de passar não esquenta

Esse problema pode ter várias causas. A resistência ou o termostato, que faz a regulação da temperatura, podem estar queimados. Pode ser que a sola do ferro apresente problemas ou pode ser que o cabo de alimentação esteja com algum dano. 

Para todas estas causas, o que você deve fazer? Quanto à resistência ou o termostato, o ideal é buscar ajuda técnica para fazer testes antes de saber se vai precisar trocar. A mesma coisa com a sola do aparelho. Agora, se o problema é quanto ao cabo, nem pense duas vezes: conserte imediatamente, porque ele pode oferecer risco imediato de choques

Veja também: Confira 7 dicas fundamentais de como escolher ferro de passar roupa de maneira eficiente!

Perguntas frequentes sobre problemas com o ferro de passar

Por que o ferro de passar enferruja?

Muitas pessoas têm o costume de não retirar toda a água que sobra após o uso do ferro. O resultado é que pouco a pouco isso enferruja o aparelho e, na maioria das vezes, a solução é comprar um novo.

Pode passar palha de aço na sola do ferro?

Os ferros de passar vem com materiais na sola que são facilmente danificados pela palha de aço. Então, na dúvida, lembre sempre das panelas antiaderentes, em que uma palha de aço pode estragar rapidamente o material. 

Conclusão

Neste texto, você viu os principais problemas que um ferro de passar pode apresentar e possíveis soluções para cada um deles. É importante ter em mente que os problemas que mencionamos podem ser evitados e, dessa forma, outros muitos também. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *