Abertura do post sobre se Microondas faz mal: Homem inserindo marmita no microondas

Microondas faz mal? Entenda por que esse eletro é 100% seguro!

O forno microondas é um dos eletrodomésticos mais comuns em qualquer casa, tanto que alguns o consideram indispensável. Como não há tempo hoje para preparar refeição por refeição no forno ou fogão, é bem mais prático cozinhar uma porção maior e reaquecê-la. Porém, esse aparelho também vem com uma série de dúvidas. Alguns até acreditam que usar o microondas faz mal de alguma forma.

Na realidade, isso não passa de um mito, um mal-entendido em relação ao seu funcionamento. Se você souber como cuidar do seu aparelho, ele será tão seguro quanto qualquer outro eletrodoméstico na sua casa.

Para te ajudar a entender melhor, vamos explicar esse mito de que o microondas faz mal e mostrar como ele é 100% seguro. Acompanhe!

Veja também: Nos preparamos um review dos microondas mais bem avaliados desse ano! Não deixe de conferir!

O microondas emite radiação?

Tecnicamente, sim, o microondas emite uma forma de radiação. Porém, ela não tem nada a ver com a radiação emitida por material nuclear ou qualquer coisa do tipo. Trata-se de uma radiação eletromagnética de baixa frequência, a qual também está presente em lâmpadas e aparelhos de rádio.

O que realmente acontece é que, ao emitir essa radiação, o microondas atiça as moléculas de água presentes no alimento. Quando isso acontece, elas se agitam, o que gera atrito e, consequentemente, calor, o qual aquece o alimento.

É verdade que o calor do microondas não é inofensivo. Se houver um vazamento, ele pode sim causar danos ao redor da casa ou gerar queimaduras caso você se exponha diretamente. Porém, a radiação em si é inofensiva para o ser humano.

Comida aquecida no microondas perde valor nutricional?

Essa é outra questão importante para quem usa o microondas no dia a dia. Em resumo, sim, pode haver uma perda de nutrientes quando o alimento é aquecido no microondas, mas não é algo exclusivo desse aparelho.

Certos nutrientes e vitaminas, por exemplo, se desfazem naturalmente quando são expostos a temperaturas elevadas rapidamente. O efeito de aquecer certos ingredientes no microondas é o mesmo de fazê-lo em um forno a gás, por exemplo.

Como usar o microondas com mais segurança?

O que determina se o microondas faz mal ou não, na verdade, é a forma como você o usa. Veja aqui algumas dicas para utilizar esse aparelho com segurança no dia a dia.

Evite certos alimentos e materiais

Objetos de metal, principalmente alumínio, nunca devem ser colocados no interior do microondas. A exposição à sua radiação gera faíscas que podem causar danos ao aparelho. Da mesma forma, cuidado ao aquecer líquidos. Se o vapor se acumular, ele pode gerar alta pressão e causar danos severos.

Coloque-o na altura certa

Quando decidir o local do microondas em sua cozinha, garanta que ele está em uma altura próxima à do seu tronco. Assim, você não terá dificuldade para manuseá-lo.

Regule a potência

Cada marca de aparelho microondas tem uma potência diferente, definida pelo fabricante. Sendo assim, se você não quer queimar seus alimentos ou superaquecer o aparelho, deve regulá-la manualmente ou ajustar seu tempo de preparo.

Use luvas para pegar o alimento

Assim como acontece no forno a gás, os recipientes colocados no microondas podem ficar quentes demais para serem manuseados com a pele exposta. O ideal é usar um pano ou luvas de cozinha para isso.

Veja também: Nós te ensinamos como escolher Microondas para você fazer uma compra consciente!

Perguntas frequentes sobre segurança do microondas

Como saber se está vazando radiação do microondas?

Você pode conferir se o microondas tem algum vazamento usando uma lâmpada sensível à sua radiação. Primeiro, ligue o microondas em potência máxima e mantenha assim pelos próximos minutos.
Em seguida, pegue a lâmpada, sem estar ligada a nada, e passe ao redor do microondas. Se houver qualquer vazamento, ela vai se acender levemente.

Qual o tempo de vida útil de um microondas?

O tempo de vida do microondas depende da marca e do modelo. Porém, a expectativa para a maioria deles fica em torno de 10 anos de uso regular.
Lembrando que, para conseguir essa vida útil ou talvez um pouco mais, é necessário ter cuidado com sua limpeza e segurança de uso.

Quanto gasta 1 hora de microondas?

Um microondas de modelo padrão geralmente consome de 1 a 1,5 kW/h. Um modelo de alta potência, do tipo usado em restaurantes e cozinhas elaboradas, pode consumir em torno de 3,5 kW/h.
Lembre-se que ele também consome energia quando está em standby ligado na tomada. É bem menos que o padrão, mas pode se acumular rápido. Por isso muitas pessoas tiram o aparelho da tomada quando não está em uso.

Conclusão

O mito de que o microondas faz mal aparece de vez em quando, mas você já sabe que não é nada além disso. Usar esse eletrodoméstico no dia a dia é apenas uma questão de praticidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *