Abertura do post sobre o que é mca: Ilustração de caixa d'água ligada a chuveiro

Entenda o que é MCA, e sua importância na hora de escolher um Chuveiro!

Na hora de escolher um chuveiro para o seu banheiro, diversos pontos são levados em consideração, como o design, a temperatura da água e o consumo energético. Entretanto, há um fator crucial que muitas vezes passa despercebido, que é saber o que é MCA (metros de coluna d’água).

Neste artigo, vamos explicar o que é MCA, como calculá-lo e por que é tão importante entender essa medida ao selecionar um chuveiro adequado para o banheiro. Continue a leitura até o fim!

Veja também: Nós fizemos a análise dos melhores chuveiros pressurizados!

O que é MCA?

MCA ou metros de coluna d’água, é uma unidade de medida utilizada para calcular a pressão aplicada na hora da instalação hidráulica. Geralmente, essa medida é bastante usada em torneiras ou chuveiros, seja em construções comerciais ou residenciais.

Por meio das dimensões coletadas e com o resultado obtido no momento de mensurar o MCA, é possível escolher os modelos de torneiras e chuveiros elétricos adequados que devem ser utilizados na construção.

O MCA também serve para definir a instalação dos sistemas hidráulicos mais complexos, já que, através desta métrica, você consegue estabelecer toda a infraestrutura e arquitetura da instalação de água.

Como medir os metros de coluna da água?

Primeiramente, você precisará de um medidor de pressão de água chamado “manômetro”. É possível encontrar em lojas de hidráulica ou de materiais de construção. Basta conectar o manômetro em uma torneira ou um ponto de acesso à água. Feche o registro principal de água para interromper o fornecimento durante a medição.

Em seguida, abra a torneira de medição completamente para permitir o fluxo máximo de água pelo manômetro. Então, o ponteiro irá mostrar qual é a pressão exercida pela água no sistema de encanamento de sua residência.

O que fazer quando a pressão da água é baixa?

Existem algumas medidas que podem ser tomadas quando a pressão da água em sua casa está baixa. Confira algumas sugestões de procedimentos que você pode adotar:

  • veja se o registro principal de água da sua residência esteja completamente aberto;
  • verifique se as válvulas de abastecimento estão completamente abertas;
  • veja se os filtros e aeradores nas torneiras estão limpos e sem obstruções;
  • verifique se há vazamentos nas tubulações, torneiras e chuveiros;
  • considere a instalação de um pressurizador, no caso das medidas anteriores não resolverem o problema;
  • consulte um profissional especializado. Ele pode fazer uma avaliação completa do sistema e identificar a causa raiz do baixo fluxo de água.

Por que o MCA é importante na escolha de um chuveiro?

A pressão da água é um fator determinante para garantir um banho confortável e agradável. Se a pressão for muito baixa, o chuveiro pode proporcionar uma experiência insatisfatória, com pouca água saindo e uma sensação de falta de pressão. Por outro lado, se a pressão for muito alta, pode causar desconforto e até mesmo danificar o chuveiro.

Ao conhecer a medida MCA adequada para o seu sistema hidráulico, você poderá escolher um chuveiro que funcione de forma eficiente e proporcione um ótimo banho.

Veja também: MCA é só uma das coisas para ficar de olho! Fizemos um post exclusivo para te ensinar a como escolher chuveiro elétrico!

Perguntas Frequentes sobre o que é MCA

Qual MCA ideal para chuveiro?

O MCA ideal para um chuveiro pode variar dependendo das preferências pessoais e das características do sistema hidráulico de cada residência. 

No entanto, como uma referência geral, recomenda-se que a pressão da água seja de pelo menos 1 MCA para proporcionar uma experiência de banho satisfatória.

Como medir 1 MCA?

Para determinar a pressão hidráulica em metros de coluna de água (MCA), é necessário medir a distância vertical entre o maior nível de água no reservatório (caixa d’água ou similar) até o local de saída.

Identifique o reservatório de água e encontre o ponto onde a água sai para abastecer o sistema hidráulico. Em seguida, calcule a distância vertical usando uma fita métrica ou régua, em linha reta e sem inclinações. O valor obtido na medição corresponde à pressão hidráulica em MCA.

Conclusão

Como vimos, saber o que é MCA (metros de coluna d’água) na hora de escolher um chuveiro é fundamental. 

Esta é uma garantia de um banho confortável e satisfatório. Mas lembre-se de consultar um profissional especializado em caso de dúvidas e optar por chuveiro que se adeque às necessidades da sua residência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *