Abertura do post sobre problemas comuns da panela elétrica de pressão: Mulher abrindo panela elétrica

Porque a Panela de Pressão Elétrica não funciona? Veja os problemas comuns e possíveis soluções!

Na cozinha, a escolha dos utensílios certos faz bastante diferença na qualidade da refeição e praticidade do seu preparo. Por isso que muitos investem em eletrodomésticos como a panela de pressão elétrica, que marca automaticamente o tempo de preparo. Mas quando ela apresenta algum defeito, você precisa descobrir por que a panela de pressão elétrica não funciona o quanto antes.

Alguns problemas são bem comuns e até fáceis de resolver, dependendo da causa. Além de ser possível preveni-los com alguns cuidados no dia a dia. Acompanhe e entenda os defeitos mais comuns e o que você pode fazer para lidar com eles antes de levar o aparelho na manutenção.

Veja também: Nós fizemos a avaliação das melhores panelas de pressão elétricas!

Por que a panela de pressão elétrica vaza água

Diferente de uma panela de pressão tradicional, o modelo elétrico não solta vapor. Porém, quando há algum defeito, pode ser que parte da água escape. Se isso acontecer, o ideal é desligar a panela elétrica imediatamente e esperar que ela esfrie um pouco.

A causa mais comum é algum problema na vedação ou na válvula. Assim, em vez de reter o vapor, a água se expande, sai rapidamente e se condensa do lado de fora. O melhor a fazer é verificar a vedação e testar. Se não funcionar, pode ser que ela tenha alguma rachadura.

Por que a panela de pressão elétrica não pega pressão

Esse defeito é bem associado ao tópico anterior. A panela de pressão elétrica precisa acumular pressão para cozinhar o alimento. Se não houver retenção do vapor, o cozimento será mais lento e ineficiente.

Novamente, a causa mais comum é o escape do vapor. Verifique se a válvula está devidamente encaixada e a tampa bem vedada. Pode ser que haja uma vazamento de água em algum lugar, o que explica a falta de pressão, mas não é sempre o caso.

Por que a panela de pressão elétrica não esquenta

Digamos que você ligue a sua panela de pressão elétrica, mas ela não esquenta. Nesse caso, as causas são bem diversas, algumas das quais exigem mais manutenção. 

Pode ser também que o fusível tenha sido queimado, interrompendo o fluxo de energia. Se for esse o caso, basta trocá-lo. Não tente restabelecer o circuito sem o fusível, pois isso apresenta um risco grave de segurança.

Por que a tampa da panela de pressão elétrica não abre

Como acontece com panelas de pressão tradicionais, a própria pressão do vapor auxilia na vedação e impede que a tampa seja aberta. Você pode liberar a tampa mais rapidamente abrindo a válvula de escape e esperando o vapor escapar.

Por segurança, você pode usar um objeto, como um talher ou palito de dente, para não chegar perto do vapor.

Por que a panela de pressão elétrica não desliga sozinha

Por padrão, a panela de pressão elétrica desliga automaticamente quando acaba o tempo de cozimento. Se ela não desligar automaticamente e continuar aquecendo o produto, o mais provável é que seja um problema de contato no termostato. Para corrigi-lo, é necessário abrir o aparelho na manutenção.

Perguntas frequentes sobre por que a panela de pressão elétrica não funciona

É normal a panela de pressão elétrica não fazer barulho?

Um ponto positivo da panela de pressão elétrica é justamente ela não fazer barulho, pois ela não libera vapor. Assim que ela atinge a pressão ideal, apenas mantém a temperatura.
Você só deve ouvir o barulho caso tente liberar o vapor manualmente abrindo a válvula de escape.

Como saber se a panela de pressão elétrica pegou pressão?

Os modelos mais convencionais de panelas de pressão elétrica possuem um pino que indica quando a panela está com pressão ou não. Ele também indica quando a tampa está travada para evitar problemas de segurança.
Caso o pino esteja baixo, mas a tampa ainda esteja travada pela pressão, basta esperar em torno de 15 minutos até a temperatura da penal diminuir.

Conclusão

Após identificar por que a panela de pressão elétrica não funciona, você pode testar algumas ações para corrigir o problema. Porém, tome bastante cuidado com o aparelho e leve-o na manutenção especializada quando necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *