Abertura do post sobre porque a impressora não imprime: Mulher nervosa com impressora com defeito

Impressora não imprime? Veja os problemas mais comuns, e as possíveis soluções!

Para quem trabalha com documentos ou imagens, é bem comum investir em uma impressora doméstica. Mesmo um aparelho bem simples pode ser suficiente para lidar com suas necessidades. Mas você conhece os problemas comuns com impressora?

Considerando que os cartuchos ainda têm tinta, há vários outros possíveis defeitos e problemas que podem ocorrer. Alguns dos quais são bem fáceis de lidar por conta própria, desde que você consiga identificá-los.

Veja também: Sua impressora parou de funcionar de vez? Se precisar de uma nova, nós analisamos as melhores impressoras tanque de tinta do mercado!

Porque a impressora demora a imprimir?

Quando a impressora recebe múltiplas solicitações de impressão, ela cria uma fila e completa uma impressão de cada vez. Porém, às vezes não há nada sendo imprimido e ainda assim o aparelho não começa uma nova impressão. Isso pode acontecer quando uma solicitação é interrompida. O sistema acha que há uma impressão pendente, mas não a inicia.

A solução mais fácil aqui é cancelar a impressão. Isso normalmente limpa a fila de arquivos. Caso isso não funcione, abra o menu Executar apertando Windows+R, digite services.msc e procure Spooler de Impressão. Então, selecione a opção Parar.

De volta ao menu Executar, digite %SYSTEMROOT%/System32/Spool/Printers. Isso leva à pasta com os arquivos de impressão pendentes. Basta apagar estes arquivos, retornar à lista de serviços e Iniciar o Spooler de Impressão. É recomendado reiniciar o computador depois do procedimento.

Porque a impressora imprime manchado?

Às vezes, o problema da impressão é apenas o mau encaixe dos cartuchos de tinta na impressora. Muitos sistemas e aparelhos atuais alertam quando há um problema de encaixe, mas não todos.

Você pode abrir a impressora e conferir se todos os cartuchos estão encaixados corretamente. Depois, imprima uma folha de calibração para confirmar se está tudo no lugar.

Porque a impressora fica offline?

Também é possível que o erro esteja na conexão entre a impressora e o computador. Se os aparelhos estão conectados por meio do seu wifi, certifique-se de que a rede está funcionando e que os dois aparelhos estão devidamente conectados. 

Se a conexão é feita usando um cabo USB, veja se ele não foi danificado ou se uma das entradas não se soltou. Em muitos casos, basta encerrar a conexão e reiniciá-la para corrigir qualquer erro.

Porque a impressora fica em estado de erro?

Claro, também é possível que os drivers usados para reconhecer a impressora estão desatualizados ou não são compatíveis. Sem eles, o computador não consegue controlar o aparelho corretamente.

Você pode deixar o sistema pesquisar pelos drivers corretos por conta própria, encontrando o mais atual. Porém, se isso não funcionar, você pode acessar o site do fabricante, baixar os drivers e fazer uma instalação manual.

Porque a impressora HP não aceita o cartucho?

Esse é um problema específico em algumas impressoras HP, mas que ainda é bastante comum. Desde 2016, o firmware das impressoras HP parou de aceitar cartuchos recarregados, ou seja, a impressora nega a solicitação de impressão.

A única solução aqui é fazer o downgrade do firmware da impressora HP até a versão de 2015, quando não havia esse bloqueio. Para isso, é necessário acessar o site da HP, inserir o modelo da sua impressora e buscar um arquivo com data de 2015. Em seguida, é só baixá-lo e fazer a instalação.

Perguntas comuns sobre a impressora que não imprime

Como saber se a impressora está funcionando?

Se a impressora não imprime e você não tem certeza se ela está funcionando, acesse o Painel de Controle e procure pelo ícone Impressoras e Dispositivos.
Se a sua impressora estiver conectada, você verá o aparelho na lista de dispositivos ativos instalados.

Como saber se a impressora está entupida?

Para testar se a impressora está entupida, basta pedir que ela faça uma impressão de teste. Ela vai uma folha com algumas tiras usando cada cor de cartucho separadamente.
Se houver algum entupimento nos cartuchos ou no dispensador de tinta, você vai notar falhas de impressão em algumas dessas linhas.

Conclusão

Quando a impressora não imprime, às vezes é apenas um problema pequeno e fácil de resolver por conta própria. Porém, se mesmo depois de esgotar todas as opções você não consegue fazê-la funcionar, o ideal é buscar assistência técnica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *