Abertura do post sobre quem inventou a geladeira: Mulher abrindo refrigerador antigo

Quem inventou a geladeira? Conheça a origem desse eletro essencial para nossas vidas!

Muitos eletrodomésticos são uma parte tão comum do dia a dia que é difícil imaginar o mundo antes de sua invenção. Não há melhor exemplo disso do que a geladeira, um aparelho indispensável em qualquer residência moderna. Basta ela parar de funcionar por uma hora para causar grandes problemas. Ainda assim, muitos nem pensam em quem inventou a geladeira e seu impacto na sociedade.

Conhecer um pouco sobre a origem dos aparelhos que usamos diariamente é tanto uma questão de curiosidade quanto de apreciação. Entender o mundo antes de sua invenção e como esse eletrodoméstico revolucionou vários aspectos da vida moderna vai dar uma nova perspectiva e também maior admiração pela sua presença.

Acompanhe e aprenda mais sobre as origens da geladeira.

Quem inventou a geladeira?

A primeira máquina de refrigeração, que seria a precursora da geladeira moderna, foi construída em 1856 pelo cientista australiano James Harrison. Tudo começou porque ele recebeu um pedido de uma fábrica de cervejas para criar uma máquina capaz de resfriar o produto durante seu processo de produção.

Porém, o resultado desse pedido ficou restrito apenas à própria fábrica, sem ser reproduzido em maior escala por um bom tempo. Apenas no início do século XX, mais especificamente em 1913, que foi criado o primeiro refrigerador doméstico, que começou a ser mais distribuído nos Estados Unidos.

A partir desse momento, esse aparelho se tornou uma parte indispensável de toda casa de família no país. E não levou muito tempo para essa prática se espalhar por outras partes do mundo.

Quando a geladeira chegou ao Brasil?

Levou mais algumas décadas para a geladeira se inserir no mercado brasileiro. Os primeiros passos em sua implementação foram dados por Guilherme Holderegger e Rudolf Stutzer, em Brusque, Santa Catarina. Eles construíram 31 aparelhos refrigeradores movidos a querosene em sua oficina entre 1947 e 1950.

Durante a próxima década, fábricas começaram a ser estabelecidas no país, facilitando o acesso de todos os cidadãos a novas geladeiras. Um quadro que persiste até os dias de hoje, com ao menos uma em qualquer residência.

Veja também: Conheça os diferentes tipos de Geladeira que você pode ter em casa!

Perguntas frequentes sobre a origem da Geladeira

Como as pessoas armazenavam comida antes da invenção da geladeira?

Antes de ser possível conservar alimentos pela refrigeração, eram usadas outras técnicas. Para alimentos perecíveis, como carnes, o mais comum era seu secamento, junto com aplicação de sal ou vinagre.
Essas práticas reduziam o avanço de bactérias sobre o alimento, diminuindo o risco de deterioração. Algo importante para longas viagens marítimas.

Qual foi o primeiro nome dado à geladeira?

As primeiras geladeiras domésticas, que surgiram no começo do século XX, foram chamadas de DOMELRE, abreviação de “DOMestic ELectric REfrigerator”, ou “Refrigerador Elétrico Doméstico” em português.
O nome não durou tanto, misturado com os nomes de outros modelos. Daí, a nomenclatura que se popularizou nas décadas seguintes foi a simples “geladeira”.

Conclusão

Além de saber quem inventou a geladeira, também vale a pena entender mais sobre sua história e um pouco de sua evolução. Sendo algo tão comum que chega a ser invisível, é bom lembrar como essa tecnologia influencia a vida cotidiana de várias gerações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *