Imagem de abertura do post sobre quem inventou a máquina de lavar roupa

Quem inventou a máquina de lavar roupas? Conheça a história desse eletro tão popular!

Sabia que a máquina de lavar roupas nasceu de um presente? A ideia se desenvolveu e chegou até o formato que temos hoje. Mas afinal, quem inventou a máquina de lavar a roupa? Nas próximas linhas, você vai entender os detalhes. Siga a leitura!

Antes de tudo, a importância de lavar roupa suja

Desde que as pessoas começaram a usar roupas, tiveram que lavá-las. Não se sabe quem foi a primeira pessoa que lavou suas roupas. O que se sabe é que já no Egito Antigo, dois pés dentro d’água eram símbolos para lavar roupas. 

O grande problema é que lavar roupas sempre custou muito tempo e esforço. Se hoje as máquinas de lavar roupa fazem todo o trabalho para nós, até a Idade Média não existia nada que pudesse auxiliar. Havia pedidos, mas só em 1700 os primeiros modelos começaram a surgir. 

Na história, mais de 100 anos depois é que os rumos começariam a mudar. E tudo isso por meio de uma ocasião interessante.

Veja também: Precisando de uma máquina de lavar nova? Veja nosso guia de compras sobre lavadoras!

O presente especial

Pense um pouco: quando foi inventado o primeiro motor elétrico? A pergunta pode parecer difícil, mas tem grande importância. Antes do século 20, motores elétricos não eram populares. Ou seja, as mulheres tinham ainda que lavar as roupas manualmente. 

William Blackstone, um comerciante americano, decidiu presentear sua esposa com uma máquina que tirava o sujo da roupa. O ano era 1874. Você pode imaginar a cara da esposa ao ver que boa parte do trabalho seria mais simples. Dali em diante, as mudanças começaram a aparecer. 

A inclusão do motor elétrico

Em 1908, surge a “Thor”. Ela tinha o diferencial de ter um motor elétrico. Ou seja, ainda mais facilidade para as mulheres da época. A máquina foi criada por Alva Fisher, que na época trabalhava na Companhia de Máquinas Hurley.

Vale destacar que essa invenção não foi uma perfeição. A história conta que durante o seu uso, vários respingos d’água atingiam o motor. Como era uma estrutura aberta, não é difícil perceber que em poucos usos a peça estaria danificada. 

Máquinas de lavar roupa para todos

Dissemos no começo que o ato de querer lavar roupas é antigo. De fato, na Roma Antiga havia o que hoje se conhece como lavanderias, em que se paga um valor para se utilizar a máquina. É um modelo muito difundido nos Estados Unidos

E, curiosamente, foi nos anos 30 que essa novidade surgiu. Durante a Grande Depressão, a primeira lavanderia (do inglês, laundromat) surgiu no Texas. As pessoas pagam por hora para utilizar as máquinas e economizavam tempo e dinheiro. 

Isto se manteve firme até por volta dos anos 1950, quando a popularidade começou a cair. É importante ressaltar que nessa época já havia a opção de as famílias terem as suas próprias máquinas de lavar roupa. O problema é que eram muito caras. 

A evolução das máquinas de lavar roupa

Se você já lavou roupa manualmente em uma pia, por exemplo, sabe que é uma verdadeira ginástica. Além disso, o trabalho de enxaguar e estender para secar são bons candidatos para fazer os músculos crescerem. 

Antigamente era da mesma forma. Por isso, as máquinas foram criadas. Começaram apenas tirando a sujeira, impedindo o esfregar feito pelas mãos e braços. Isso diminui bastante o trabalho. Depois, acrescentou-se a função de centrifugar, agitar. Com isso, não havia mais necessidade de se preocupar com dores nas costas ou nos ombros. 

Parece pouco, mas as máquinas de lavar roupa permitiram mais tempo livre para que as pessoas se desenvolvessem em outras atividades.

Veja também: Confira 6 passos para lavar roupa na máquina da forma correta!

Perguntas frequentes sobre quem inventou a Máquina de Lavar Roupa:

1. Quanto tempo se gastava para lavar roupas antigamente?

Antes da invenção das máquinas de lavar roupa, tal qual conhecemos hoje, um tempo médio era de aproximadamente 4 horas. Isso porque havia o dia de lavar roupa e as pessoas acumulavam tudo para esse momento. 

Máquinas de lavar roupas atuais fazem esse tempo cair assombrosamente, levando cerca de minutos até para fazer todo o processo.

2. Quando chegou no Brasil a primeira máquina de lavar roupas?

Em 1951. Walter Mueller criou um modelo bem particular que não tardou em chegar ao Brasil, considerando que a invenção de Alva Fisher foi em 1908. Para a época, como se pode esperar, foi uma grande revolução. 

Seu nome era Pioneira, bem sugestivo para a ocasião que tinha como objetivo facilitar o trabalho com a roupa suja dentro dos lares brasileiros. 

3. Quanto tempo dura uma máquina de lavar roupas?

De acordo com as recomendações dos fabricantes, cerca de 10 anos. Esse não é um valor fixo, porque há muitos fatores que contribuem para diminuir este tempo, se não há um cuidado prévio. Além disso, com o tempo de uso, o desempenho cai.

Entretanto, é um dos eletrodomésticos mais robustos e duradouros que sem notícia e que auxilia e muito a rotina das pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *