Homem consertando secador de cabelo quebrado

Secador de Cabelo não funciona? Veja os problemas mais comuns, possíveis causas e soluções!

Você conhece os problemas comuns do Secador de Cabelo? Um dos piores pesadelos para muitas pessoas é começar a secar o cabelo e perceber que o secador não está funcionando. Isso pode ser extremamente frustrante, especialmente quando é preciso estar pronto rapidamente para sair de casa.

No entanto, existem várias razões pelas quais o secador pode não estar funcionando e muitas delas são bastante simples de resolver. Confira alguns dos problemas mais comuns que podem fazer com que o aparelho pare de funcionar!

Veja também: Vai ter que substituir seu secador? O Guia do Eletro analisou os melhores secadores do mercado!

Por que o secador de cabelo não esquenta?

Existem diversas razões pelas quais um secador de cabelo pode não esquentar, sendo que as mais comuns são:

1 – Filtro de ar obstruído por sujeira ou poeira que bloqueia o fluxo de ar, bastando fazer uma limpeza no aparelho para que ele volte a funcionar normalmente;

2 – Problema com as resistências ou com outros componentes do sistema de aquecimento. Se isso ocorrer, é preciso levar o aparelho para um técnico especializado em conserto de secadores;

3 – Sobrecarga no motor, o que é causado por uso por muito tempo seguido, sem pausas para resfriamento.

4 – Incompatibilidade com a voltagem da rede elétrica do local onde ele está sendo usado ou problemas na tomada. Nesse caso, é importante verificar se outros aparelhos elétricos funcionam corretamente na mesma tomada.

Por que o secador de cabelo desliga quando esquenta?

O aparelho desligar automaticamente é mais um dos problemas comuns do Secador de Cabelo. Isso acontece quando ele esquenta demais para evitar danos ou, em casos mais extremos, para evitar que ocorra um incêndio.

A maioria dos secadores de cabelo conta com um dispositivo de segurança chamado termostato, que monitora a temperatura do aparelho e desliga o secador se a temperatura ultrapassar um determinado limite.

Ou seja, o desligamento automático do secador de cabelo quando esquenta é uma medida de segurança importante para proteger o aparelho e prevenir possíveis riscos de segurança.

Por que o secador de cabelo faz barulho?

O secador de cabelo pode fazer barulho em excesso por diferentes motivos, como:

1 – Acúmulo de sujeira ou poeira no motor e nas pás da hélice que geram vibração e ruídos em excesso;

2 – Desgaste natural das peças do motor, como rolamentos e buchas;

3 – Problemas com a hélice;

4 – Problemas elétricos, como um curto-circuito;

5 – Instabilidade na rede elétrica.

Por que o secador de cabelo explode?

O secador de cabelo pode explodir em casos extremos, geralmente devido a problemas com o aquecimento excessivo do aparelho ou com a rede elétrica.

Se houver algum problema com o sistema de aquecimento do secador de cabelo, por exemplo, como um curto-circuito ou falha nas resistências, a temperatura dentro do aparelho pode aumentar rapidamente, o que pode gerar um aumento da pressão interna do secador, levando à explosão.

Para evitar essa situação, é importante seguir algumas medidas de segurança, como não usar o aparelho próximo a água ou fontes de calor, não deixar o secador ligado por muito tempo seguido, e sempre mantê-lo limpo e em boas condições de funcionamento.

Por que o secador de cabelo perdeu a força?

O secador de cabelo pode perder a força devido a diversos fatores, como filtro de ar sujo, problemas no motor, desgaste natural do aparelho e sobrecarga ou uma oscilação na rede elétrica.

Para resolver o problema de perda de força do secador de cabelo, é recomendado verificar se o filtro de ar está sujo e limpá-lo, se necessário. Se o problema persistir, é indicado levar o aparelho a um técnico especializado para realizar os reparos necessários, como a troca de peças. Em muitos casos, comprar um novo aparelho é a solução mais indicada.

Veja também: Aprenda o passo a passo para usar difusor de cachos!

Perguntas frequentes sobre problemas com secador de cabelo

Por que o secador de cabelo emite um cheiro de queimado?

O secador de cabelo pode emitir um cheiro de queimado devido ao superaquecimento das peças internas.
Essa situação também pode acontecer por causa do acúmulo de sujeira e poeira.

Por que o cabo do meu secador de cabelo está aquecendo?

O cabo do secador de cabelo pode aquecer devido a problemas no sistema de isolamento ou ao superaquecimento de peças internas.
Nesse caso, é recomendado desligar o aparelho imediatamente e levá-lo a um técnico para reparos.

Conclusão

Agora que você já conhece os problemas comuns do Secador de Cabelo e sabe que eles podem ser causados por diferentes fatores. 

Para evitar esses problemas, procure seguir as instruções do fabricante para o uso e manutenção do aparelho, como a limpeza regular do filtro de ar e o armazenamento adequado. Assim, é possível prolongar a vida útil do secador de cabelo e garantir seu funcionamento seguro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *